A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abre nesta terça-feira (29) as inscrições para a segunda e última edição de 2025 do curso “O Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”. A iniciativa integra o programa TODAS in-Rede e é oferecida pela Escola da Inclusão, em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
A qualificação é destinada a profissionais que atuam em serviços de acolhimento e garantia de direitos, como delegados(as), promotores(as), assistentes sociais e demais agentes públicos envolvidos no atendimento às vítimas. Disponibilizadas de forma on-line, acessível e sem custos, as aulas começam em 8 de setembro e se encerram em 8 de novembro. Os usuários que alcançarem 75% de participação serão certificados.
“O curso trata de como a mulher com deficiência que foi ou é vítima de violência deve ser recebida, atendida e acolhida por profissionais da rede proteção da melhor forma possível. É necessário que todos os profissionais saibam como receber e lidar com essas mulheres, fazendo os encaminhamentos necessários e prestando as orientações adequadas”, afirma Caroline Reis, coordenadora do programa TODAS in-Rede.
A formação, conduzida por especialistas, é dividida em quatro módulos com videoaulas, indicação de materiais de apoio e acompanhamento de tutores. Entre os assuntos abordados estão marcadores sociais de gênero e raça, capacitismo, história da mulher com deficiência, tipos de deficiência (intelectual, TEA, auditiva, visual, surdocegueira, física), legislação e tipificação da violência, escuta qualificada, acessibilidade, tecnologias assistivas e comunicação alternativa. As inscrições seguem até 29 de agosto através do link https://apps.univesp.br/sdpd/ .
Serviço – Curso “Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”
Período de inscrições: de 29/07 a 29/08
Período de aulas: de 08/09 a 08/11
Inscreva-se aqui .
São Paulo Metrô amplia horário da Linha 17-Ouro a partir desta quarta-feira (30)
São Paulo Cursos de capacitação na Grande São Paulo oferecem 1,1 mil vagas; sabia como participar
São Paulo Eleições: saiba como eleitores surdos podem acessar suporte em Libras no dia da votação em SP
São Paulo Museu da Imagem e do Som abre inscrições nesta quarta (30) para o projeto ‘São Paulo em Curtas 2026 – MIS em Cena’
São Paulo 145 vagas no Detran-SP: saiba mais sobre o concurso público
São Paulo Saiba como ter acesso ao e-SMS que permite pessoas surdas acionarem serviços de emergência por mensagem de texto Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 40°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuvas esparsas