O Governo de São Paulo está com inscrições abertas no maior programa de qualificação para os setores culturais e criativos do país, o CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura. São 642 vagas gratuitas em 31 formações ligadas à cadeia produtiva da cultura.
A iniciativa é promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerida pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. As inscrições seguem até 31 de julho pelo site do programa e são destinadas a maiores de 16 anos.
“O CULTSP PRO foi criado para reconhecer e valorizar quem faz a cultura acontecer nos bastidores. Com formações alinhadas às demandas reais do setor, estamos ampliando as oportunidades para quem quer se profissionalizar, atuar com mais preparo e encontrar novos caminhos dentro da economia criativa em todo o estado de São Paulo”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
As atividades formativas serão realizadas nas cidades de Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo, São Sebastião e Votuporanga. A oferta contempla temas variados e públicos diversos, como Técnicas de Penteados Cênicos em Perucas e Cabelos Naturais, Escrita de Conteúdo Gastronômico, Criação de Jogos de RPG, Realização e Prática de Documentário, Aproveitamento de Alimentos, Patrimônio Cultural Funerário – História, Preservação e Educação Patrimonial, Composição de Projetos Audiovisuais, entre outros.
Inscrições até 31 de julho pelo site do CULTSP PRO
Para participar, é preciso ter mais de 16 anos. Mais informações pelo e-mail [email protected].
Na capital: 12 cursos presenciais em três locais (Edifício Oswald de Andrade, Museu A Casa do Objeto Brasileiro e Laboratório de Roupas)
Online: 2 cursos
Região do ABC: 4 cursos, sendo 2 em Santo André, 1 em São Caetano do Sul e 1 em São Bernardo
Região de Araraquara: 3 cursos na cidade de Araraquara
Região de Bauru: 1 curso na cidade de Bauru
Região de Campinas: 5 cursos, sendo 2 em Jundiaí, 2 em Campinas e 1 em Limeira
Região de São José do Rio Preto: 3 cursos em Votuporanga
Região de São José dos Campos: 1 curso em São Sebastião
O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura é um programa voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo no Brasil. Dividido em seis escolas temáticas, o CULTSP PRO oferece formações alinhadas às diferentes áreas da cultura e economia criativa. As escolas abrangem desde artes cênicas, produção musical e cenografia até curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural. O Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro também integra a iniciativa, com foco no fortalecimento de grupos artísticos e valorização das culturas regionais.
Desde seu lançamento, em outubro de 2024, o programa já ofertou mais de 180 cursos, distribuídos em 260 turmas na capital e em todas as regiões administrativas do Estado. Apenas no ano passado, foram cerca de 2,5 mil alunos matriculados e mais de 10,6 mil participantes em palestras e masterclasses. Em 2025, já são aproximadamente 3,5 mil alunos matriculados, considerando o primeiro quadrimestre (janeiro a abril) e o início do segundo, iniciado em maio.
Além disso, foram mais de 2,6 mil participantes em palestras e masterclasses no recorte do primeiro quadrimestre. A previsão é chegarmos até o final do ano com mais de 5 mil alunos matriculados e mais de 17 mil participantes em palestras e masterclasses.
São Paulo Metrô amplia horário da Linha 17-Ouro a partir desta quarta-feira (30)
São Paulo Cursos de capacitação na Grande São Paulo oferecem 1,1 mil vagas; sabia como participar
São Paulo Eleições: saiba como eleitores surdos podem acessar suporte em Libras no dia da votação em SP
São Paulo Museu da Imagem e do Som abre inscrições nesta quarta (30) para o projeto ‘São Paulo em Curtas 2026 – MIS em Cena’
São Paulo 145 vagas no Detran-SP: saiba mais sobre o concurso público
São Paulo Saiba como ter acesso ao e-SMS que permite pessoas surdas acionarem serviços de emergência por mensagem de texto Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 40°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuvas esparsas