ASuperintendência Regional de Educação (Super) de Espigão do Oeste visitou a turma de alfabetização do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), conduzida pela professora Tainá Aparecida Santana Maia. Durante o encontro, os alunos compartilharam histórias de vida e expressaram satisfação por terem a oportunidade de estudar. A ação ocorreu na quinta-feira, (26).
Superintendência Regional de Educação de Espigão do Oeste acompanha turma do Programa Brasil Alfabetizado
O Programa Brasil Alfabetizado é uma iniciativa governamental que visa promover a alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade escolar. Seu principal objetivo é erradicar o analfabetismo no Brasil e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, fundamentais para o exercício da cidadania e a inclusão social. O programa valoriza as trajetórias individuais dos participantes, muitos dos quais enfrentaram desafios na infância que os impediram de estudar e agora encontram uma nova chance de transformar suas vidas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância do programa para a educação no estado. “A alfabetização é um direito fundamental e iniciativas como essa garantem que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento, melhorando sua qualidade de vida e ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho. O governo do estado segue investindo em políticas públicas para fortalecer a educação em todas as fases da vida.”
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A secretária de estado da educação, Ana Pacini, destacou o impacto positivo da ação. “Acompanhar de perto o aprendizado desses alunos reforça o compromisso da Seduc em promover uma educação acessível e inclusiva. A alfabetização de jovens e adultos transforma vidas e fortalece a sociedade como um todo.”
ENVOLVIMENTO
A superintendente regional de educação, Ilca Furtado, enfatizou a importância do envolvimento da comunidade nesse processo. “O Programa Brasil Alfabetizado vai além do ensino da leitura e da escrita. Ele resgata a autoestima dos alunos e abre portas para novas oportunidades. Nosso papel é garantir que cada estudante tenha o apoio necessário para seguir aprendendo e se desenvolvendo.”
Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ilca Furtado
Secom - Governo de Rondônia
Geral Estado de São Paulo tem um idoso para cada pessoa com menos de 15 anos
ELEIÇÕES Dois institutos registram Marcos Rogério à frente na reta final em Rondônia
São Paulo Fatecs oferecem cursos para o setor aeronáutico em São Paulo
São Paulo Automedicação pode piorar síndromes gripais; idosos estão mais vulneráveis, alerta médica de SP
São Paulo Exposição sobre Marília Mendonça, Mostra de Artes Cênicas e espetáculo circense: veja destaques culturais em SP
São Paulo Do circo à orquestra: veja dicas de espaços culturais de SP no mês das crianças Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas