Nesta segunda (9) e terça-feira (10), a Coordenadoria Geral de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza (CPS) abre as inscrições para selecionar alunos especiais para os Programas de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos, nas disciplinas destacadas no edital , disponível na internet.
São considerados alunos especiais aqueles matriculados em disciplinas isoladas dos cursos de Mestrado (stricto sensu), sem estarem vinculados aos programas de pós-graduação do CPS, que oferecem os títulos de mestre e doutor.
A inscrição, exclusivamente para o primeiro semestre de 2026, deve ser realizada no site pos.cps.sp.gov.br, no menu Processo Seletivo / Mestrado (Stricto Sensu) / Aluno Especial. O número de vagas fica limitado a cinco por disciplina, desde que a somatória de alunos regulares e especiais não ultrapasse vinte alunos.
Documentos
O candidato deve selecionar o curso de Mestrado Profissional, preencher a ficha de inscrição em formato eletrônico e enviar (upload) no site os seguintes documentos, entre 9 e 10 de fevereiro:
– Carteira de Identidade Nacional (CIN), Cédula de identidade (RG), ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para estrangeiros, original do RNE, ou documento conforme Art. 3º, Inciso II, Alínea “e” do Decreto nº 9.277/2018 (no formato JPG).
– Frente e verso do diploma do curso de graduação de instituições de Ensino Superior, devidamente registrado ou revalidado (no formato PDF). Na ausência do diploma, enviar Certificado Provisório ou Declaração de Conclusão da instituição de Ensino Superior da qual o candidato cursou sua graduação (no formato PDF), constando a data da colação de grau e assinatura da Secretaria Acadêmica ou por meio de autenticidade eletrônica.
– Currículo Lattes, no formato PDF, preenchido e extraído no site do CNPq: www.lattes.cnpq.br, Plataforma Lattes.
– Carta de intenção com justificativa para cursar disciplina como Aluno Especial, limitada a 4 mil caracteres, em formato PDF (ver Anexo 2).
– Imagens capturadas por celular ou por câmeras fotográficas deverão estar recortadas, evidenciando apenas o documento solicitado.
A relação dos candidatos selecionados será divulgada pela internet a partir das 15 horas de 27 de fevereiro. A matrícula online será nos dias 3 e 4 de março. O início das aulas está previsto para 9 de março.
Outras informações no site pos.cps.sp.gov.br, no menu Processo Seletivo / Mestrado (Stricto Sensu) / Aluno Especial.
São Paulo Famílias com renda de até três salários mínimos podem obter cartas de crédito para 1º imóvel no interior de SP
São Paulo Uso simultâneo de medicamentos exige alerta e revisão médica constantes
São Paulo Saiba os cuidados que devem ser adotados durante o calor intenso
São Paulo CPTM terá alterações na circulação no fim de semana de 26 e 27 de setembro
São Paulo Musculação faz células de gordura encolherem antes mesmo da perda de peso
São Paulo Vestibulinho: Etecs encerram no dia 30 prazo para pedido de atendimento diferenciado e vagas para PCDs Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas