Ogoverno de Rondônia lançou, na sexta-feira (6), ações educativas e de fiscalização que serão desenvolvidas durante o Carnaval 2026, em Porto Velho. O lançamento ocorreu no cruzamento da Avenida Presidente Dutra com a Rua Duque de Caxias, ponto estratégico de acesso aos blocos do circuito Pinheiro Machado, com foco na orientação preventiva e na preservação da vida.
A iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), coordenada pela Escola Pública de Trânsito (EPT), contou com a instalação de um espaço de embarque e desembarque seguro, voltado aos foliões que se deslocam a pé ou por veículos de aplicativo. No local, equipes de mobilização realizaram abordagens educativas, com entrega de bafômetros descartáveis e bandanas personalizadas, reforçando a importância de não misturar álcool e direção.

ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Durante o lançamento, duas equipes de dramatização teatral realizaram apresentações educativas, utilizando a linguagem cênica para sensibilizar o público sobre comportamentos de risco no trânsito, como a combinação entre álcool e direção e o uso do celular ao volante. Além do ponto principal, outras seis equipes atuaram simultaneamente em pontos estratégicos no centro de Porto Velho, com mobilização educativa, apresentações teatrais e aplicação de pesquisas junto aos condutores.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a diversificação das estratégias educativas amplia o alcance das mensagens. “A dramatização teatral aproxima o cidadão e facilita a compreensão dos riscos. Nosso trabalho é orientar e prevenir, reforçando que a vida é o bem maior”, ressaltou.
FISCALIZAÇÃO REFORÇADA NO CARNAVAL
Paralelamente às ações educativas, a Diretoria Técnica de Ações e Fiscalização de Trânsito (DTFAT) reforçou a segurança do perímetro com equipes posicionadas em pontos estratégicos e circulação pela cidade. Ainda na noite de sexta-feira, 6, tiveram início as operações da Lei Seca, integradas à programação do Carnaval 2026.
Dados preliminares, referentes a 2025, indicam que, em todo o estado, foram lavrados mais de 4,6 mil autos de infração relacionados à condução sob influência de álcool. Em Porto Velho, apenas no contexto da Operação Lei Seca, foram registrados 1.807 autos. Durante o período carnavalesco de 2025, entre fevereiro e março, a Capital concentrou 426 infrações desse tipo, evidenciando o impacto do consumo de álcool associado à direção.
No mesmo recorte de Carnaval, os registros apontam 370 sinistros de trânsito em Rondônia, com mais de 94% das ocorrências georreferenciadas. O comparativo entre fevereiro de 2024 e março de 2025 manteve o mesmo número de sinistros, com 185 registros em cada período, reforçando a necessidade de ações contínuas de educação e fiscalização.
As ações reforçadas do Detran Rondônia seguem durante todo o período carnavalesco, integrando educação e fiscalização para reduzir riscos, preservar vidas e reforçar que a segurança viária é responsabilidade de todos.
Fonte
Texto: Michele Carvalho
Fotos: Alan Davi
Secom - Governo de Rondônia
São Paulo Famílias com renda de até três salários mínimos podem obter cartas de crédito para 1º imóvel no interior de SP
São Paulo Uso simultâneo de medicamentos exige alerta e revisão médica constantes
São Paulo Saiba os cuidados que devem ser adotados durante o calor intenso
São Paulo CPTM terá alterações na circulação no fim de semana de 26 e 27 de setembro
São Paulo Musculação faz células de gordura encolherem antes mesmo da perda de peso
São Paulo Vestibulinho: Etecs encerram no dia 30 prazo para pedido de atendimento diferenciado e vagas para PCDs Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas