O Museu da Inclusão, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), surge como uma excelente opção de passeio cultural, gratuito e acessível na cidade de São Paulo. Localizado dentro do Memorial da América Latina, na Barra Funda, o museu é dedicado à preservação da história e da luta das pessoas com deficiência, reunindo exposições interativas, experiências sensoriais e conteúdos educativos que valorizam a inclusão e os direitos humanos.
O espaço, projetado desde sua concepção para garantir plena acessibilidade, conta com piso tátil, recursos em Libras, audiodescrição, legendas, rampas adequadas e materiais multissensoriais. Além disso, o Museu da Inclusão é reconhecido por sua atuação pioneira no ambiente digital, sendo o primeiro museu do país a receber o Selo de Acessibilidade Digital em seu portal on-line.
Durante as férias, o destaque da programação é a exposição “CPB 30 Anos — O Brasil que Inspira o Mundo”, inaugurada em 17 de novembro de 2025. A mostra celebra as três décadas de história do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e apresenta um amplo panorama da evolução do paradesporto no país, revelando os esforços, as políticas públicas e as estruturas que permitiram ao Brasil se tornar uma potência mundial no esporte paralímpico.
A exposição reúne mais de 50 peças históricas e raras, incluindo a tocha paralímpica, medalhas marcantes, mascotes dos Jogos de 2016, uniformes, fotografias e documentos originais. Em diferentes linhas do tempo, o público acompanha os principais feitos do Comitê e a trajetória do Brasil nos Jogos Paralímpicos, desde os primeiros registros até as conquistas mais recentes — incluindo a inédita 5ª colocação do país nas Paralimpíadas de Paris 2024, impulsionada pelos atletas do Time São Paulo Paralímpico, responsáveis por 40% das medalhas brasileiras.
Além disso, os visitantes irão conhecer histórias transformadoras de atletas, como Sabrina Custódia, Mariana D’Andrea, Jerusa Geber, Beth Gomes, Maciel Santos e Harlley Arruda.
“Celebrar os 30 anos do CPB é reconhecer o quanto o esporte paralímpico transformou a história das pessoas com deficiência no Brasil. Cada medalha, cada marca quebrada e cada nova participação internacional refletem não apenas talento, mas também políticas públicas consistentes e o compromisso coletivo com a inclusão. Esta exposição é um convite para que a sociedade veja, de perto, o que acontece quando oportunidade, dedicação e acessibilidade caminham juntas.”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
São Paulo Famílias com renda de até três salários mínimos podem obter cartas de crédito para 1º imóvel no interior de SP
São Paulo Uso simultâneo de medicamentos exige alerta e revisão médica constantes
São Paulo Saiba os cuidados que devem ser adotados durante o calor intenso
São Paulo CPTM terá alterações na circulação no fim de semana de 26 e 27 de setembro
São Paulo Musculação faz células de gordura encolherem antes mesmo da perda de peso
São Paulo Vestibulinho: Etecs encerram no dia 30 prazo para pedido de atendimento diferenciado e vagas para PCDs Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 43°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas