Segunda, 29 de Maio de 2023 15:31
69981332589
Cidades Saneamento

Rondônia dá um salto no desenvolvimento do estado em relação ao saneamento, graças a projeto desenvolvido pela Funasa

O evento começa as 8h30 no Ifro da Calama.

13/12/2022 14h34
20
Por: Redação Fonte: Assessoria
Rondônia dá um salto no desenvolvimento do estado em relação ao saneamento, graças a projeto desenvolvido pela Funasa

Nesta quarta-feira 14 de dezembro será entregue no auditório do IFRO em Porto Velho, os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) de 19 municípios do estado de Rondônia. Ferramenta única de gestão nas ações de saneamento, o plano municipal foi elaborado pela FUNASA de Rondônia em parceria com IFRO e 19 comitês dos municípios contemplados. O evento começa as 8h30 no Ifro da Calama.

Esse projeto teve início em dezembro de 2017 com a assinatura do termo de execução, em julho a Funasa fez seu primeiro repasse para projeto avaliado na ordem de 3 milhões de reais, no ano de 2019 iniciou se o trabalho de campo de conscientização e capacitação dos técnicos nos municípios somado com eventos de mobilização social para divulgação do Projeto. No ano de 2020 com a pandemia, o projeto teve redução de suas atividades, em 2021 após uma reestruturação no plano de trabalho para adaptação, foi implementado programas em forma de laives, e foram retomadas as atividades afim de cumprir seu cronograma, o projeto correu um sério risco nesta fase visto a adaptação. No ano de 2022 em junho iniciou se a fase conclusiva de relatório final de forma presencial de contou inclusive com a participação do superintendente da Fundação em quase todas as audiências de forma presencial nos municípios, para divulgação deste importante trabalho.

‘’Sem dúvida nenhuma o estado de Rondônia entra para história do saneamento no dia 14 próximo, seremos o primeiro estado do Brasil aonde todos os municípios terão seus planos de saneamento e também serão os primeiros planos do Brasil em consonância com a lei federal 14.026, que visa a universalização do serviço, estamos deixando um legado para o estado que pela primeira vez tem a oportunidade de ter este planejamento feito em todos os municípios, muito orgulhos de todos envolvidos neste projeto e com a certeza de que até a data de 2033 teremos executado uma parcela importante deste serviço para população do estado de Rondônia’’. Afirma o superintendente de Fundação João Siqueira.

O evento contará com a presença de muitas autoridades, como prefeitos, servidores publicos, governo do estado, agencias, órgãos de controle e toda população interessada em participar.

Saneamento básico faz parte da política pública social e sem dúvida abrange uma serie de eixos que atingem diretamente a população, como saúde púbica preventiva, meio ambiente, inclusão social, infraestrutura além dos quatro eixos, água tratada, coleta e destinação de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e coleta e destinação de resíduos sólidos, sem dúvida nenhuma este evento terá uma repercussão não só para nosso estado mais para todo Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 13h17
18°
Parcialmente nublado

Mín. 14° Máx. 16°

18° Sensação
5.14 km/h Vento
76% Umidade do ar
87% (6.02mm) Chance de chuva
Amanhã (30/05)

Mín. 14° Máx. 18°

Tempo nublado
Amanhã (31/05)

Mín. 15° Máx. 18°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias