A Semana Nacional de Conscientização sobre Hemangiomas e Anomalias Vasculares passará a ser promovida anualmente na semana do dia 15 de maio (data em que se celebra o Dia Mundial do Hemangioma). A Lei 14.588/23, que determina a realização da campanha, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19).
Hemangiomas são tumores vasculares benignos, de coloração avermelhada e brilhante, causados pela proliferação de vasos sanguíneos na pele. Podem estar presentes em uma ou várias partes do corpo e são mais frequentes em crianças.
As lesões aparecem normalmente na face, no couro cabeludo e no tronco, mas podem ocorrer também em órgãos internos como o fígado e o baço. Apesar de serem benignas, existe a possibilidade de complicações como úlceras, sangramentos e comprometimento da visão e das vias aéreas.
Proposta da Câmara
A nova lei teve origem no Projeto de Lei 710/20, do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) e aprovado em 2021 pela Câmara dos Deputados e pelo Senado em abril.
Na semana de conscientização, o Sistema Único de Saúde (SUS) deverá desenvolver atividades para informar a população acerca das anomalias nos vasos sanguíneos, formas de tratamento, diagnóstico e prevenção.
Também deverão ser desenvolvidas ações para capacitar os serviços de saúde sobre o manejo adequado dos problemas vasculares e para combater o preconceito e a discriminação relacionados aos hemangiomas.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 41°
Mín. 24° Máx. 42°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 43°
Chuvas esparsas