O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria os selos verdes “Cacau Cabruca” e “Cacau Amazônia”. O objetivo da Lei 14.877, de 2024 , é atestar a sustentabilidade, o interesse social e ambiental da cacauicultura brasileira. A norma foi publicada noDiário Oficial da Uniãodesta quarta-feira (5).
A nova lei teve origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 64/2013 , do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), aprovado na Comissão de Agricultura ainda em 2021. Como a matéria sofreu alterações, retornou para apreciação final dos deputados, quando foi aprovada definitivamente no final de 2023.
Conforme o texto, o produtor de cacau poderá usar o selo da maneira como achar melhor, na promoção da sua empresa e produtos. Eles poderão ser concedidos ao cacauicultor que:
Os selos Cacau Cabruca e Cacau Amazônia serão concedidos pelo órgão ambiental federal competente, a partir de solicitação do cacauicultor. Eles terão validade de dois anos, podendo ser renovados indefinidamente, mediante nova avaliação e vistoria do órgão ambiental.
Caso o produtor de cacau, durante o prazo de validade do selo, descumpra os critérios que autorizaram a concessão da certificação, o órgão federal competente deverá cassar o direito de uso.
Em relação as despesas decorrentes das análises e vistorias necessárias para a concessão dos selos, elas serão custeadas por parte do cacauicultor, pelo pagamento de preço público ou tarifa, conforme o caso.
Os critérios técnicos específicos para a certificação serão estabelecidos em regulamento.
Senado Federal Chega ao Congresso projeto que torna crime a exploração de bets
Senado Federal Congresso passa a ter agendamento prévio para visitação
Senado Federal Novo site facilita agendamento de visitas ao Congresso
Senado Federal Desenrola Brasil 3.0 já está em vigor; veja como funciona
Senado Federal Eleições 2026: veja o que é fato sobre o voto para o Senado
Senado Federal MP proíbe bets e determina encerramento das operações em 30 dias Mín. 21° Máx. 42°
Mín. 22° Máx. 40°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 36°
Chuva