Os doadores de recursos aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente poderão indicar a destinação dos repasses. É o que estabelece a Lei 14.692, de 2023 , publicada nesta quarta-feira (4) noDiário Oficial da União(DOU). Sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a lei é resultado do (PL) 3.026/2022 , aprovado no Plenário do Senado em 12 de setembro.Os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente financiam iniciativas em favor dessa parcela da população em âmbito nacional, distrital, estadual e municipal.
De acordo com a norma — que altera dispositivo do Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei 8.069, de 1990 ), os projetos indicados pelos doadores precisam estar entre os aprovados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. A norma também faculta aos conselhos chancelar projetos ou bancos de projetos, por meio de regulamentação própria. Para isso, devem ser observadas regras como a captação de recursos pela própria instituição proponente de tais projetos e a garantia, nesses projetos, de direitos humanos fundamentais das crianças e adolescentes.
Para o senador Plínio Valério (PSDB-AM), que foi relator da proposta, de autoriado deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG),o fato de os projetos passarem pelo crivo dos conselhos antes de receberem os recursos demonstra o atendimento ao interesse público.
"Dessa forma, não se pode alegar que o direcionamento autorizado implicará algum tipo de subserviência dos interesses públicos aos interesses privados. Pelo contrário, permitirá que o interesse privado, consubstanciado na doação, se adeque ao interesse público", disse o relator, para quem permitir ao doador nomear a destinação dos recursos estimulará doações e dá maior transparência ao processo, facilitando também a fiscalização.
Ainda segundo o relator, o texto valida normas infralegais que já autorizam a captação direta de recursos pelos conselhos, bem como a indicação, por particulares, da destinação das doações.
Senado Federal Lei determina avaliação da qualidade de hospitais
Senado Federal Lei reduz CSLL de resseguradoras locais para 9% a partir de 2027
Senado Federal Sancionado repasse de loterias para Comitê Brasileiro de Clubes
Senado Federal Lei torna futebol feminino prioridade na política de esporte
Senado Federal Chega ao Congresso projeto que torna crime a exploração de bets
Senado Federal Congresso passa a ter agendamento prévio para visitação Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas