A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados cancelou a audiência que faria nesta terça-feira (8) sobre o agroindígena e a sua importância para o desenvolvimento do Brasil. O debate havia sido solicitado pela deputada Silvia Waiãpi (PL-AP).
Silvia Waiãpi destaca que o Censo 2022 mostrou que os povos indígenas têm produção agropecuária diversificada, com mais mulheres produtoras e menos agrotóxicos, e detalhou as principais características dos estabelecimentos agropecuários e extrativistas segundo os grupos de cor ou raça dos seus produtores.
"A publicação também traz recortes territoriais específicos, sobre as Terras Indígenas espalhadas pelo País e para algumas categorias de Unidades de Conservação - Reservas Extrativistas (Resex), Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e as Florestas Nacionais, Estaduais e Municipais", afirma.
Na avaliação da deputada, o que se depreende das informações fornecidas pelo próprio governo federal é a importância e o crescimento do agroindígena no País. A parlamentar pretendia discutir e buscar soluções para povos originários e tradicionais que querem trabalhar com a agricultura familiar, mas ainda não foram beneficiados e que estão passando necessidades básicas.
O debate ainda não foi remarcado.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 41°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 41°
Chuvas esparsas