O Projeto de Lei 578/23 estabelece critérios para as indicações aos cargos diretivos (conselheiros, presidentes e diretores) de entidades externas com participação financeira da União. A proposta tramita na Câmara dos Deputados. Autor do texto, o deputado Sanderson (PL-RS) afirmou que o objetivo é evitar que pessoas sem preparo para o cargo ocupem postos de relevo em nome da União.
Ele cita o caso da ex-presidente Dilma Rousseff, indicada para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
“É de conhecimento de todos que, a despeito de ter sido chefe do Poder Executivo, a ex-presidente não dispõe de currículo adequado para ocupar um banco com tamanha envergadura, que exige uma experiência específica na área bancária e creditícia”, disse Sanderson.
Regras semelhantes existem na Lei de Responsabilidade das Estatais para os indicados a cargos diretivos em empresas públicas e sociedades de economia mista (incluindo subsidiárias) da União, estados, Distrito Federal e municípios.
Condições
Pelo projeto, os indicados para os cargos em conselhos de administração, presidência e diretoria de entidades externas com capital da União deverão ter formação superior compatível com o cargo e não ser inelegíveis. Deverão também ter experiência profissional na área em que atuarão.
A proposta proíbe ainda a indicação de pessoa que atuou nos 36 meses anteriores como participante da estrutura decisória de partido político; de integrante do órgão regulador a qual a entidade está ligada; de ministros e parlamentares (e seus parentes), entre outros.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 41°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 41°
Chuvas esparsas