A comissão especial sobre perda da nacionalidade realiza sua primeira audiência pública na próxima terça-feira (4). O colegiado analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/21, que acaba com a perda automática da cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade.
De acordo com a PEC, a perda de nacionalidade brasileira ficará restrita a duas possibilidades:
- quando a naturalização for cancelada por sentença judicial em virtude de fraude relacionada ao processo de naturalização ou atentado contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; ou
- quando houver pedido expresso pelo cidadão ao governo brasileiro, ressalvadas situações que acarretem apatridia, ou seja, quando a pessoa não tem sua nacionalidade reconhecida por nenhum outro país.
Como é hoje
De acordo com a legislação atual, perde a nacionalidade:
- o brasileiro que tiver cancelada sua naturalização por sentença judicial em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; ou
- o brasileiro que adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira e de imposição de naturalização ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia e o especialista em imigração e emigração João Marques da Fonseca Neto.
A audiência, que foi sugerida pela relatora, deputada Bia Kicis (PL-DF), será realizada a partir das 15h30, em local a definir.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 22° Máx. 37°
Mín. ° Máx. °
Mín. 23° Máx. 41°
Tempo limpo