“Desafios para a paridade: gênero, raça e eleições no Brasil” é o tema do seminário que será promovido nesta quarta-feira (31) pelo Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) da Secretaria da Mulher, em conjunto com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados e o Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (Ipol-UnB).
O evento trará os resultados da pesquisa “Gênero e Raça nas Eleições de 2022” e de outro levantamento sobre democracia e representatividade nas eleições gerais do ano passado, realizado pelo Núcleo de Pesquisa Flora Tristán do Ipol.
Esses projetos foram viabilizados a partir de emendas parlamentares orçamentárias das deputadas Erika Kokay (PT-DF), Luizianne Lins (PT-CE), das deputadas licenciadas Carmen Zanotto (SC) e Leandre (PR), e das ex-deputadas Professora Rosa Neide (MT), Tereza Nelma (AL) e Dulce Miranda (TO).
A legislação já exige um mínimo de 30% de candidaturas femininas desde 1997, mas esse percentual só foi alcançado em 2014.
O Observatório
O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) foi criado para consolidar indicadores e estudos sobre a atuação política de mulheres em âmbito federal, estadual e municipal.
Ele está vinculado à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher.
Notas técnicas
Durante o desenvolvimento da pesquisa foram elaborados e apresentados artigos e notas técnicas sobre temas relacionados aos processos eleitorais com foco na perspectiva de gênero:
O seminário será realizado a partir das 9h30 no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 41°
Mín. 24° Máx. 42°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 43°
Chuvas esparsas