A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados ouve, na próxima quarta-feira (24), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sobre a agenda e as prioridades do pasta para este ano. Vieira terá que explicar também o retorno do país à União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
A audiência foi pedida pelo deputado Paulo Alexandre (PSDB-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Ricardo Salles (PL-SP) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).
Com a transição de governo, afirma Paulo Alexandre, a política externa brasileira é uma das áreas que mais experimentará mudanças e reorientações de diretrizes.
O deputado lembra que o cenário internacional conturbado, "motivado por tensões entre grandes potências e uma guerra que desestabilizou o mundo todo" e trouxe desafios adicionais à América Latina.
"A crise ucraniana atinge a dinâmica da política e da economia mundiais e seus efeitos diretos e indiretos também nos alcançam", afirma Paulo Alexandre. "É, pois, nesse contexto mundial altamente desafiador que a diplomacia brasileira atuará em 2023."
Unasul
Já o deputado Ricardo Salles quer que o ministro explique por que o Brasil voltou a integrar a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
"A Unasul foi criada em 2008 e nasceu como um projeto de Hugo Chávez, em
contraponto à união dos Estado Americanos (OEA)", afirma o parlamentar. Em 2017, continua Salles, a Unasul "começou a definhar" quando Ernesto Samper (Colômbia) deixou o cargo de secretário-geral e as divergências políticas entre os países membros impediram a nomeação de um novo secretário.
Por divergências internas, um a um, os países foram encerrando suas atividades no bloco. Em abril de 2019, o Brasil formalizou a sua saída.
Neste ano, o Ministério das Relações Exteriores anunciou o regresso do país à Unasul. "O anúncio, por si só já desperta a atenção por não ter sido debatido previamente pela sociedade, menos ainda pelo Congresso Nacional", critica Luiz Philippe de Orleans e Bragança.
Salles, por sua vez, afirma que o bloco perdeu seus efeitos já que os mesmos temas são tratados em outras instâncias, como por exemplo, o Mercosul.
A audiência será realizada no plenário 3, a partir das 9 horas.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 41°
Mín. 24° Máx. 42°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 43°
Chuvas esparsas