Com o objetivo de fortalecer a inovação no campo e ampliar o uso de tecnologias no agronegócio rondoniense, o governo de Rondônia se reuniu, no dia 3 de novembro, em Porto Velho, com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para apresentar oportunidades de cooperação com a China voltadas à agricultura inteligente, área que une tecnologia, automação e eficiência no campo.
Durante o encontro, foram apresentadas soluções observadas pela equipe técnica da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), durante recente agenda na China, como: o uso da Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e automação de processos agrícolas; além dos sistemas de monitoramento remoto, sensoriamento ambiental, equipamentos inteligentes e plataformas de gestão agrícola integradas, capazes de otimizar recursos e elevar a produtividade.
Entre as oportunidades de parceria discutidas estão:
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a reunião reforça o compromisso do governo do estado em promover a transformação digital e utilizar a tecnologia como aliada do desenvolvimento sustentável.
A chefe-geral da Embrapa Rondônia, Lúcia Wadt, ressaltou a importância do diálogo entre o governo de Rondônia e instituições de pesquisa para o avanço tecnológico no campo. “Momentos como esse são importantes para conhecer novas soluções e avaliar como elas podem contribuir com o desenvolvimento do agronegócio no estado. A troca de informações é o primeiro passo para construir caminhos conjuntos em prol da inovação.”
Segundo o superintendente da Setic, Delner Freire, a viagem da Setic à China teve como foco conhecer soluções tecnológicas e identificar parcerias que possam contribuir com o desenvolvimento de Rondônia.“Buscamos experiências que possam ser adaptadas à realidade do estado e repassadas às secretarias responsáveis por cada área. A agricultura é uma delas, e o diálogo com a Embrapa é essencial para transformar essas ideias em resultados”, enfatizou.
Fonte
Texto: Aline Rodrigues, sob supervisão de Beatriz Galvão
Fotos: Izaias Silva
Secom - Governo de Rondônia
São Paulo Economia comportamental é tema de palestras gratuitas do Procon-SP; confira programação
Geral Mega-Sena acumula para R$ 52 milhões; veja os números sorteados
São Paulo Dia Mundial do Turismo: cresce abertura de empresas ligadas ao setor no estado de São Paulo
São Paulo Vai e vem do tempo marca semana de calor e chuva em São Paulo
São Paulo Estações Corinthians-Itaquera e Suzano recebem ação de empregabilidade para jovens
São Paulo Mulheres em situação de violência podem buscar acolhimento sigiloso; saiba como acessar Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 43°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas