Ogoverno de Rondônia realiza, até o dia 30 de outubro de 2025, a Consulta Pública da BNCC Computação. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), conduzida em regime de colaboração pela Gerência de Desenvolvimento Curricular (GDC/CIRCAE/DGE), tem como objetivo coletar contribuições e sugestões de professores das redes estadual, municipal e privada de ensino, com vistas a subsidiar a implementação do referencial curricular estadual, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contextualizado ao Currículo de Rondônia.
A ação inclui o “Dia D da Consulta Pública da BNCC Computação”, marcado para 28 de outubro, momento em que as escolas e redes de ensino poderão mobilizar suas equipes para participar ativamente do processo. O banner digital da consulta disponibiliza tutoriais explicativos, vídeos orientativos e formulários específicos para cada etapa de ensino — Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano). O material pode ser acessado pelo link.
HABILIDADES COGNITIVAS
A BNCC Computação busca garantir que os estudantes desenvolvam habilidades cognitivas relacionadas à tecnologia, desde os fundamentos até a resolução de problemas complexos por meio da programação. Além disso, propõe o estímulo ao pensamento crítico, ético e interdisciplinar sobre o uso das tecnologias, reconhecendo o pensamento computacional como uma competência essencial para o século XXI. As contribuições coletadas serão analisadas e incorporadas à proposta final, consolidando um currículo construído de forma colaborativa e representativa da identidade educacional rondoniense.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa é fundamental para o fortalecimento da aprendizagem e o preparo dos estudantes para os desafios contemporâneos. “A construção participativa de um currículo voltado à computação fortalece a formação de cidadãos críticos e preparados para o mundo digital, promovendo uma educação pública de qualidade e alinhada às transformações tecnológicas do século XXI”, salientou.
A titular da Seduc, Albaniza Oliveira, ressaltou que o processo é uma oportunidade para que os profissionais da educação contribuam com a construção de um currículo moderno e inclusivo. “A participação dos professores é essencial para que o documento final represente a diversidade e as potencialidades das nossas redes de ensino, fortalecendo o desenvolvimento das competências digitais desde a educação básica.”
A gerente de Desenvolvimento Curricular da Seduc, Luciana Dermani, destacou o caráter colaborativo da ação e o impacto que o processo trará para o ensino em Rondônia. “A Consulta Pública é um momento fundamental de escuta e diálogo com os educadores, pois permite ajustar a proposta curricular à realidade das escolas e dos estudantes. Cada contribuição será analisada com responsabilidade para que a BNCC Computação seja um instrumento efetivo de transformação pedagógica.”
Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho
Secom - Governo de Rondônia
São Paulo Economia comportamental é tema de palestras gratuitas do Procon-SP; confira programação
Geral Mega-Sena acumula para R$ 52 milhões; veja os números sorteados
São Paulo Dia Mundial do Turismo: cresce abertura de empresas ligadas ao setor no estado de São Paulo
São Paulo Vai e vem do tempo marca semana de calor e chuva em São Paulo
São Paulo Estações Corinthians-Itaquera e Suzano recebem ação de empregabilidade para jovens
São Paulo Mulheres em situação de violência podem buscar acolhimento sigiloso; saiba como acessar Mín. 21° Máx. 42°
Mín. 22° Máx. 40°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 36°
Chuva