O senador Paulo Paim (PT-RS) criticou a propagação de fake news, principalmente durante o período eleitoral. Em pronunciamento nesta terça-feira (11), Paim ressaltou que os defensores do Estado democrático de direito têm o dever de combater a divulgação de notícias falsas, que são amplamente divulgadas pela internet. E frisou que esse tipo de notícia só serve para desinformar a população, além de caluniar e difamar pessoas.
— Também incentiva o preconceito, a discriminação, o racismo, o ódio, podendo resultar até em mortes. Existe toda uma estrutura para propagar mentiras via notícias e vídeos: montagens visuais, pronunciamentos. Se o material recebido é duvidoso e controverso, aconselho aos que receberem uma notícia duvidosa que desconfiem e façam uma pesquisa, que a verdade aparecerá — orientou o senador.
Paim esclareceu também que a Constituição garante a liberdade de expressão e de manifestação, mas a produção e disseminação de fake news é crime. O senador lembrou que nas eleições os adeptos dessa prática — feita para confundir as pessoas — devem ser denunciados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
— Combater notícias falsas é fundamental para que tenhamos uma disputa limpa e democrática. É possível, também, registrar números de telefone suspeitos de disparo de mensagens em massa — advertiu.
Senado Federal Lei fortalece seguro rural e fundo para catástrofes que atinjam a produção
Senado Federal Renzo Braz toma posse como senador por Minas Gerais
Senado Federal Lei determina avaliação da qualidade de hospitais
Senado Federal Lei reduz CSLL de resseguradoras locais para 9% a partir de 2027
Senado Federal Sancionado repasse de loterias para Comitê Brasileiro de Clubes
Senado Federal Lei torna futebol feminino prioridade na política de esporte Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 41°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 41°
Chuvas esparsas