O diplomata Alexandre Henrique Scultori de Azevedo Silva está apto a ocupar o cargo de embaixador do Brasil em Cabo Verde. A mensagem (MSF) 19/2024 foi aprovada nesta quarta-feira (10) em Plenário com 41 votos favoráveis e 2 contrários. A aprovação será comunicada à Presidência da República.

Mais cedo, ele foi sabatinado pela Comissão Relações Exteriores (CRE) onde osenador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) leu relatório da senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Alexandre Henrique Scultori apresentou um plano de trabalho que pretende executar na embaixada brasileira. Uma das linhas de atuação se concentra na área do turismo.
— O turismo responde por 25% do PIB [produto interno bruto] cabo-verdiano. O país recebe aproximadamente 900 mil turistas por ano. A demanda por produtos alimentícios da parte de hotéis, resorts e navios de cruzeiro vem sendo suprida principalmente por países europeus. Creio haver margem para se continuar a trabalhar a inserção de fornecedores brasileiros nessa promissora fatia de mercado — disse.
O senador Astronauta Marcos Pontes lembrou que as trocas entre Brasil e Cabo Verde “são compatíveis com a dimensão territorial e humana” do arquipélago africano. Em 2023, o comércio entre os dois países somou US$ 38,9 milhões. Para o parlamentar, a cooperação técnica é “o traço característico mais importante das relações bilaterais”.
O diplomata Alexandre Henrique Scultori de Azevedo Silva ingressou na carreira diplomática em 1994. Formado em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, atuou em representações do Brasil em Bruxelas (Bélgica), Estocolmo (Suécia) e Amsterdã (Holanda).

Senado Federal Poder Executivo anuncia MPs contra bets e endividamento das famílias
Senado Federal Sessão destaca excelência do ensino da Escola Superior de Ciências da Saúde
Senado Federal Centros de educação tecnológica de MG e do RJ viram universidades
Senado Federal TSE libera download e primeiro acesso ao e-Título no dia da eleição
Senado Federal Lei cria a Universidade Federal da Fronteira do Norte
Senado Federal Brasil terá quase 2 milhões de mesários nas eleições de 2026 Mín. 21° Máx. 42°
Mín. 22° Máx. 40°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 36°
Chuva