Reunindo representantes do governo de Rondônia, conselheiros e trabalhadores da cultura, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO), realizou, na quarta-feira (8), em Porto Velho, a 2ª Reunião Ordinária de 2026 para discutir ações, investimentos e diretrizes voltadas ao fortalecimento do setor cultural no estado. O encontro abordou temas como prestação de contas, novos editais e planejamento para os próximos anos.
A reunião teve como principal objetivo alinhar estratégias e garantir transparência na aplicação dos recursos culturais, com a participação da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), responsável pela execução das políticas públicas no setor. Entre os pontos debatidos, estiveram a prestação de contas do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura (Fedec), referente a 2025, e a previsão de investimentos para 2026.
Também foram discutidos os pagamentos e avanços da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), incluindo editais já lançados, o Plano Anual de Recursos (PAR 2026) e os repasses vinculados à Lei Paulo Gustavo (LPG), que seguem fomentando a produção cultural no estado. Outro destaque da reunião foi a definição da comissão organizadora do Fórum Virtual, além da apresentação do relatório da 7ª Conferência Estadual de Cultura, documento que orienta as diretrizes para o desenvolvimento do setor.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância de fortalecer a cultura como instrumento de desenvolvimento social e econômico no estado. “O governo tem investido cada vez mais no setor cultural, garantindo recursos, apoio aos artistas e valorização do nosso patrimônio. Essas ações refletem o fortalecimento da cultura como ferramenta de inclusão, identidade e geração de oportunidades para a população.”
Durante o encontro, foi debatida ainda a proposta de tombamento definitivo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), reconhecida como um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais de Rondônia.
O secretário da Sejucel, Paulo Higo, reforçou o compromisso da gestão com o avanço das políticas culturais. “Estamos trabalhando para garantir que os recursos cheguem na ponta, fortalecendo os fazedores de cultura e ampliando o acesso da população às ações culturais. Esse planejamento é essencial para que possamos avançar ainda mais em 2026″, destacou.
Fonte
Texto: Lilian Quele e Paulo Amorim
Fotos: Gregory Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia
São Paulo SP registra 347 casos de leptospirose até agosto; veja os sintomas e como se proteger após enchentes
São Paulo Saiba como funcionam as unidades sentinelas de arboviroses em São Paulo
São Paulo Atletismo abre finais do Paresp no Ícaro de Castro Mello
São Paulo Enchentes aumentam risco de acidentes com escorpiões, aranhas e serpentes
São Paulo Saiba como identificar e denunciar fraudes em postos de combustíveis
São Paulo Confira os destaques culturais da semana no estado de São Paulo Mín. 25° Máx. 40°
Mín. 24° Máx. 43°
ChuvaMín. 23° Máx. 44°
Chuvas esparsas