A Polícia Militar ampliou a rede de proteção e apoio às mulheres na região de Ribeirão Preto com a inauguração da Cabine Lilás, programa voltado ao atendimento humanizado de vítimas de violência doméstica e familiar — seja física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial.
O serviço funciona no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Ribeirão Preto, no Jardim Independência, atendendo os 93 municípios que compõem a área do Comando de Policiamento do Interior 3.
Implementado originalmente na capital em março de 2023, o projeto passou neste ano a ser estendido para o interior. Cidades como São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos, Bauru, Sorocaba, Piracicaba, Presidente Prudente e Santos já contam com a iniciativa.
Desde o início do programa, foram realizados 15,2 mil atendimentos em todo o estado, com 90 prisões em flagrante por descumprimento de medidas protetivas.
“Queremos que a vítima se sinta amparada e tenha coragem de denunciar o agressor. O serviço vem para centralizar toda a rede assistencial que ela precisa em um momento tão difícil. Os números mostram que cada vez mais elas confiam no trabalho da polícia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
A Cabine Lilás reúne, em um único espaço, todas as iniciativas de combate à violência contra a mulher desenvolvidas pelo Governo de São Paulo.
O atendimento pode ser ofertado pelo operador ou solicitado diretamente pela vítima por meio do 190. Além do acionamento emergencial, ela recebe orientações sobre seus direitos e acesso a redes de apoio, como assistência jurídica gratuita, pensão alimentícia, guarda dos filhos, vagas em abrigos, auxílio-aluguel e serviços de saúde.
Ao ser transferida para esse espaço exclusivo, a vítima ganha privacidade e tempo para conversar, esclarecer dúvidas e receber instruções sobre como se proteger do agressor.
Para proporcionar mais acolhimento, o atendimento é realizado somente por policiais femininas, capacitadas em treinamento específico no Copom de São Paulo.
As vítimas também recebem orientação para baixar o aplicativo SP Mulher Segura, do Governo do Estado.
Entre as funcionalidades estão o registro de boletim de ocorrência, o acionamento do botão do pânico em casos de descumprimento de medidas protetivas e a solicitação de viaturas em situações de ameaça ou violência.
Além da Cabine Lilás e do aplicativo, o Estado conta atualmente com 142 Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) — sendo 18 com atendimento 24 horas — e 170 salas DDM instaladas em plantões policiais, onde o atendimento é feito por videoconferência por equipes especializadas.
São Paulo Economia comportamental é tema de palestras gratuitas do Procon-SP; confira programação
Geral Mega-Sena acumula para R$ 52 milhões; veja os números sorteados
São Paulo Dia Mundial do Turismo: cresce abertura de empresas ligadas ao setor no estado de São Paulo
São Paulo Vai e vem do tempo marca semana de calor e chuva em São Paulo
São Paulo Estações Corinthians-Itaquera e Suzano recebem ação de empregabilidade para jovens
São Paulo Mulheres em situação de violência podem buscar acolhimento sigiloso; saiba como acessar Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 43°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas