Termina nesta sexta-feira (21) o prazo para inscrições nos cursos gratuitos do Caminho da Capacitação, programa do Fundo Social de São Paulo que leva formação profissional a 14 municípios da região de São José do Rio Preto. As aulas começam no dia 24 de novembro e seguem até 5 de dezembro, com oportunidades em diversas áreas.
Nesta etapa, o programa passa por Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Fernandópolis, Floreal, Macedônia, Monções, Monte Aprazível, Nhandeara, Pontes Gestal, Pedranópolis, Riolândia, Valentim Gentil e Votuporanga. A iniciativa oferece capacitação profissional para estimular o empreendedorismo e ampliar a autonomia financeira da população em situação de vulnerabilidade.
As carretas-escola funcionam como salas de aula móveis, equipadas para receber turmas em cursos de gastronomia, moda, beleza e bem-estar, tecnologia, mecânica, cuidados com pets, entre outros. As formações são ministradas por professores do Centro Paula Souza e garantem certificação ao final.
Podem se inscrever pessoas a partir de 18 anos, com prioridade para quem está em situação de vulnerabilidade social, como desempregados, beneficiários de programas sociais e mulheres chefes de família. Em alguns cursos, jovens a partir de 16 anos também podem participar.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário do (http://www.cursofussp.sp.gov.br ) até esta sexta-feira (21) ou enquanto houver vagas.
Criado pelo Fundo Social de São Paulo, o Caminho da Capacitação integra o programa Superação SP, do Governo do Estado, e tem como objetivo ampliar a qualificação profissional e a inclusão produtiva. Com mais de 30 carretas itinerantes e cerca de 40 cursos gratuitos, a iniciativa percorre o estado levando ensino de qualidade a diferentes regiões paulistas.
Esta é a segunda passagem do programa pela região. Na etapa anterior, foram atendidos 13 municípios: Bady Bassit, Bálsamo, Icém, Ipiguá, Jaci, José Bonifácio, Mirassol, Onda Verde, Palestina, Paulo de Faria, Potirendaba, São José do Rio Preto e Tanabi, com a formatura de 558 alunos.
Considerando todas as etapas, o Caminho da Capacitação já contemplou mais de 130 municípios e formou 6.999 pessoas em todo o Estado.
Mais informações sobre cursos e cronogramas estão disponíveis no site oficial .
São Paulo Economia comportamental é tema de palestras gratuitas do Procon-SP; confira programação
Geral Mega-Sena acumula para R$ 52 milhões; veja os números sorteados
São Paulo Dia Mundial do Turismo: cresce abertura de empresas ligadas ao setor no estado de São Paulo
São Paulo Vai e vem do tempo marca semana de calor e chuva em São Paulo
São Paulo Estações Corinthians-Itaquera e Suzano recebem ação de empregabilidade para jovens
São Paulo Mulheres em situação de violência podem buscar acolhimento sigiloso; saiba como acessar Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 43°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas