A deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil) apresentará nesta terça-feira (29), em Brasília, o estudo genético que identificou a presença de uma população invasora de pirarucu na bacia do Vale do Guaporé. O levantamento foi viabilizado por meio de emenda parlamentar e realizado por equipes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero).
Concluído neste ano, o estudo confirmou a presença do pirarucu na região, indicando a necessidade de medidas de controle. Durante a reunião, a deputada irá pleitear a liberação da pesca do pirarucu durante todo o ano no rio Guaporé e apresentar a preocupação com os impactos da espécie na biodiversidade e na sustentabilidade das atividades pesqueiras.
"Apresentar este estudo em Brasília é uma etapa fundamental para o encaminhamento de ações que busquem preservar a biodiversidade e garantir a atividade pesqueira no Vale do Guaporé", afirmou a deputada Gislaine Lebrinha.
A parlamentar agradeceu o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) no acompanhamento dos resultados, além da participação das equipes da Unir e da Ufam. O projeto foi coordenado pela Dra.Carolina Doria e contou com apoio técnico e científico da Fapero.
A reunião em Brasília busca contribuir para a definição de estratégias de gestão ambiental na bacia do Guaporé, visando minimizar os efeitos da introdução do pirarucu e preservar os recursos naturais da região.
Texto: Julia Cardoso | Jornalista
Foto: Assessoria Parlamentar
ELEIÇÕES Bruno Scheid é a primeira escolha para o Senado e chega a 47,1% no voto consolidado, aponta Veritá
Política Eleições 2026: saiba em quantos candidatos votar e a ordem de votação
Política Confira a agenda dos presidenciáveis neste fim de semana (26 e 27)
ELEIÇÕES Michelle Bolsonaro declara apoio a Magna dos Anjos para deputada estadual e destaca fé, valores cristãos e história de trabalho
Política Veja quem são os candidatos a governador de Mato Grosso do Sul
Política Quase 1 milhão de brasileiros no exterior poderão votar nas eleições Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 43°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas