Quinta, 13 de Junho de 2024 23:35
Política ELEIÇÕES

Lindomar Garçon é eleito com 7.732 votos em Candeias do Jamari

Foram contabilizados ainda 221 votos em branco e 248 nulos. Ao todo, 10.852 eleitores estavam aptos a votar.

09/06/2024 18h47 Atualizada há 4 dias
Por: Redação Fonte: Ascom/TRE
Divulgação
Divulgação

Neste domingo (9), em Candeias do Jamari, eleitores participaram de nova eleição para definir prefeito e vice do município. A Justiça Eleitoral rondoniense finalizou a totalização do pleito às 18h32, que resultou na vitória de Lindomar Alves (Republicanos) e Edneia de Brito (Republicanos) da coligação "Por Amor a Candeias"Paulo Sérgio Silva e Rogleson da Silva, pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A chapa foi eleita com 7.732 votos, o que representa 74,47% dos votos válidos.

O segundo lugar ficou com a chapa composta por Dr. Ribamar Araújo (PL) e Sérgio Viero (PP) da coligação “Uma nova história para Candeias do Jamari” com 2.512 votos (24,19%); em terceiro lugar ficaram Paulo Sérgio Silva e Rogleson da Silva, pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) com 139 votos (1,34%).

Foram contabilizados ainda 221 votos em branco e 248 nulos. Ao todo, 10.852 eleitores estavam aptos a votar. O índice de abstenção foi de 40,93%, o que significa que 7.520 pessoas não compareceram ao pleito e precisarão justificar sua ausência em até 60 dias.

Confira o resultado oficial na página da eleição no site do TRE-RO.

O domingo de eleição transcorreu de modo tranquilo nos 64 locais de votação. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RO, não houve ocorrências com urnas eletrônicas, não precisando de substituições.

O Disque-eleição 0800 148 0148 da Justiça Eleitoral em Rondônia registrou 129 atendimentos por telefone, sendo 127 pedidos de informação e 2 denúncias eleitorais.

Já no serviço chatbot, por meio do WhatsApp, o TRE-RO realizou 152 atendimentos de 03 a 08 de junho (segunda à sábado), e neste domingo foram 151 atendimentos.

O presidente do TRE-RO, desembargador Danilo Lagos, ressaltou ainda a celeridade e ordem do pleito. “Foi uma eleição tranquila, em segurança, dentro do planejado. E o mais importante, sem que houvesse nenhuma urna de contingência usada, ou seja, sem troca de urnas”, afirmou o magistrado.

Passados 54 minutos do fim da votação, o Sistema de Totalização - SISTOT já apresentava o resultado, computando os votos por meio das leituras das mídias instaladas nas urnas.

O aplicativo Resultados registrou resultado de forma rápida e independente e aplicativo Boletim na Mão, permitiu a leitura da imagem (QRcode) contida no final do boletim impresso por cada urna das seções eleitorais, possibilitando a qualquer pessoa interessada obter e visualizar uma cópia digital dos boletins de urna em seu celular ou tablet.

As ferramentas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral garantem transparência e agilidade das eleições no Brasil, permitindo a qualquer cidadã ou cidadão verificar a lisura do processo.

Pesquisa de opinião ouviu mesários e eleitores

Ainda com o objetivo de aperfeiçoar o processo de votação e apuração, a Assessoria de Comunicação do TRE-RO promoveu a pesquisa de opinião através de entrevista em loco.

A pesquisa ouviu os eleitores sobre questões como grau de confiança no sistema, qualidade do atendimento e tempo de espera em fila, além de acessibilidade, sinalização e organização dos locais e seções.

O eleitor Luís Henrique, 23 anos, enfatizou que “o atendimento foi rápido, muito bacana. Pessoal bem informado, bem desenvolvido, não demorou nadinha”, afirmou Luís.

Em relação aos mesários e auxiliares, foram coletadas as impressões sobre a experiência de trabalho de maneira geral, a qualidade do treinamento e dos materiais e, também, o grau de confiança no sistema eletrônico de votação.

Edney, monitor de rota e transmissão de votos, voluntário há 10 anos, ressaltou que na Escola Mário Covas, na Vila Nova Samuel, zona rural de Candeias do Jamari foram utilizadas as novas urnas de forma experimental, não apresentou nenhum problema. “Sobre o uso das novas urnas, recebemos treinamento sobre elas, todas funcionando, nenhum travamento, nenhuma intercorrência, votação tranquila”, afirmou o monitor.

O levantamento é um empenho do TRE de Rondônia para identificar formas de atender melhor todos os envolvidos no processo eleitoral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias