O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) avaliou, em pronunciamento nesta segunda-feira (21), a grave situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul, onde fortes chuvas têm causado mortes, destruído cidades e devastado plantações. O senador ressaltou que eventos climáticos extremos vão ser cada vez mais frequentes e intensos no país, e enfatizou a importância de planejamento de ações preventivas
— É hora de nos desvencilharmos de qualquer tipo de negacionismo que possa impedir as discussões e as ações planejadas para evitar a repetição de tragédias semelhantes a que vemos hoje no Sul do país. O aquecimento global está posto. Catástrofes impostas pela natureza sempre aconteceram, argumentam alguns negacionistas. É fato. Só que elas demoravam a se repetir, ao contrário de agora — disse.
Para ele, a situação de calamidade enfrentada pelo Rio Grande do Sul devido às intensas chuvas revelou o despreparo do país para enfrentar a realidade climática. Ele reforçou a necessidade de o governo implementar medidas para proteger a população contra futuros desastres naturais.
— A missão é complexa, mas não impossível. Ela requer uso intensivo de tecnologia, melhoria de nossa infraestrutura, muita informação e o indispensável envolvimento de todos os setores da sociedade brasileira. A missão será exitosa desde que haja muita união e as ações objetivas partam de todos os níveis de governo, sob a coordenação de quem tem maior responsabilidade, qual seja, o Executivo Federal — analisou.
Senado Federal Chega ao Congresso projeto que torna crime a exploração de bets
Senado Federal Congresso passa a ter agendamento prévio para visitação
Senado Federal Novo site facilita agendamento de visitas ao Congresso
Senado Federal Desenrola Brasil 3.0 já está em vigor; veja como funciona
Senado Federal Eleições 2026: veja o que é fato sobre o voto para o Senado
Senado Federal MP proíbe bets e determina encerramento das operações em 30 dias Mín. 21° Máx. 42°
Mín. 22° Máx. 40°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 36°
Chuva