O senador Wellington Fagundes (PL-MT), em pronunciamento no Plenário na segunda-feira (4), alertou para a urgência de garantir a preservação do Pantanal, bioma que abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O parlamentar, que é presidente da Subcomissão Permanente de Proteção ao Pantanal, pediu apoio dos colegas para aprovar um projeto de lei, de autoria dele, que cria o Estatuto do Pantanal ( PL 5.482/2020 ). A proposição unifica a legislação para garantir a proteção do bioma.
— Precisamos aprovar o Estatuto do Pantanal; é ele que vai dar o regramento jurídico. O pantaneiro não pode ficar abandonado, precisa de política pública, porque o grande problema do Pantanal é exatamente a influência de quem está em cima desmatando, o assoreamento, o lixo, o esgoto, que vai, sem nenhum cuidado, para o nosso Pantanal. É uma vergonha dizer que nós, mato-grossenses, estamos destruindo o nosso Pantanal. O indígena, o ribeirinho e o quilombola que estão lá precisam de uma atenção. Eles não podem ficar lá abandonados — enfatizou.
O senador destacou a queimada ocorrida em 2020, quando grande parte do bioma foi devastada, deixando à mostra as fragilidades da região — entre elas, a falta de leis específicas de proteção ambiental.
— Isso fez com que o Pantanal estivesse totalmente desvalorizado. O gado foi praticamente retirado do Pantanal. E aí, sem uma queima controlada, sem uma pesquisa adequada, sem a presença mais constante do Estado, o que aconteceu? Por falta de uma legislação, aquilo ficou totalmente abandonado, e veio a queima natural — disse.
Senado Federal Sancionado repasse de loterias para Comitê Brasileiro de Clubes
Senado Federal Lei torna futebol feminino prioridade na política de esporte
Senado Federal Chega ao Congresso projeto que torna crime a exploração de bets
Senado Federal Congresso passa a ter agendamento prévio para visitação
Senado Federal Novo site facilita agendamento de visitas ao Congresso
Senado Federal Desenrola Brasil 3.0 já está em vigor; veja como funciona Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 40°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuvas esparsas