O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento nesta quarta-feira (13), solicitou ao governo federal que retire a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) do Programa Nacional de Desestatização (PND), que prevê a transferência da companhia para a iniciativa privada. A Trensurb é uma empresa estatal federal com funcionamento desde 1985, e ligando a capital gaúcha a cidades dos Vales do Rio dos Sinos e Vale do Sapateiro, na região Metropolitana de Porto Alegre.
— Esta concessão não nos parece necessária, adequada, pois a Trensurb é uma empresa que opera muito bem. Uma eventual privatização não traria ganhos operacionais, ao contrário, traria para o Rio Grande do Sul uma enorme instabilidade, insegurança e problemas de gestão que hoje ocorrem em regiões onde este transporte foi concedido ao setor privado — disse.
Paim observou que a Trensurb transporta 120 mil pessoas por dia e possui infraestrutura e equipamentos capazes de transportar até 250 mil pessoas por dia, operando com energia limpa e renovável.
— Conceder a Trensurb ao setor privado, como deseja o atual governo do estado do Rio Grande do Sul, não vai eliminar a necessidade da manutenção dos subsídios que o governo federal atualmente assegura à empresa. Uma concessão sem a manutenção dos subsídios federais provocaria um aumento insuportável da tarifa à população usuária, o que seria catastrófico. Ou seja, mesmo privatizada, o governo federal continuará a repassar recursos públicos, agora para uma empresa privada — sustentou Paim.
Senado Federal Lei determina avaliação da qualidade de hospitais
Senado Federal Lei reduz CSLL de resseguradoras locais para 9% a partir de 2027
Senado Federal Sancionado repasse de loterias para Comitê Brasileiro de Clubes
Senado Federal Lei torna futebol feminino prioridade na política de esporte
Senado Federal Chega ao Congresso projeto que torna crime a exploração de bets
Senado Federal Congresso passa a ter agendamento prévio para visitação Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 40°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuvas esparsas