A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública na quinta-feira (21) para debater a educação de meninas e mulheres negras. Foram convidadas para o evento as ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco; das Mulheres, Cida Gonçalves; e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pelas deputadas Dandara (PT-MG) e Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP). Elas argumentam que diversos indicadores educacionais brasileiros apontam para um quadro de enorme desigualdade entre pessoas brancas e negras e, notadamente, entre mulheres e homens.
"Lamentavelmente, as meninas e mulheres negras ainda são objeto de diversos tipos de estereótipos e preconceitos que, se não se iniciam no ambiente escolar, podem contar com o reforço dele para sua disseminação", destacou Dandara em sua justificativa.
Para ela, é "evidente" que a "qualificação dos profissionais do ensino deve ser feita com um olhar especial sobre essa questão, permitindo melhores formas de enfrentamento a essa chaga e o pleno desenvolvimento educacional dos estudantes".
Confira a lista de convidados e a pauta da reunião.
A audiência está marcada para as 9 horas no plenário 10.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 38°
Mín. 24° Máx. 41°
Parcialmente nubladoMín. 23° Máx. 41°
Chuvas esparsas