A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2306/19, que classifica como improbidade administrativa deixar de aplicar recursos nas ações orçamentárias aprovadas pelos conselhos estaduais e municipais de assistência social.
A relatora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), recomendou a aprovação do texto, mas apresentou emenda para, além de alterar a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), como previsto na versão original do ex-deputado Capitão Wagner (CE), inserir a mudança também na Lei da Improbidade Administrativa.
“Essa iniciativa deverá ter o condão de combater a omissão no cumprimento das disposições do orçamento destinado à assistência social”, afirmou Rogéria Santos. “Mas, para ampliar a eficácia, foi necessário aperfeiçoar a proposta”, explicou.
Segundo a Loas, os conselhos de assistência social dos estados, do Distrito Federal e dos municípios devem aprovar todos os anos a proposta orçamentária da política local de assistência social, mas hoje a norma não prevê qualquer responsabilização para o gestor público que venha a descumprir a programação definida.
“A negligência na gestão dos recursos públicos destinados à assistência social é grave e atenta contra princípios da administração pública”, disse Capitão Wagner, autor da proposta. “A ideia é estimular que os recursos dos fundos de assistência social sejam aplicados conforme as diretrizes fixadas pelos conselhos locais.”
Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 38°
Mín. 24° Máx. 41°
Parcialmente nubladoMín. 23° Máx. 41°
Chuvas esparsas