A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados debate, nesta quarta-feira (23), a criação de políticas públicas de incentivo à amamentação em ambiente escolar.
O debate atende a requerimento da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP). Segundo ela, há situações em que mães, especialmente trabalhadoras informais, não conseguem usufruir do período de licença-maternidade remunerada, comprometendo a garantia de que o período de alimentação exclusiva por meio da amamentação seja cumprido.
Ela entende que a escola, que muitas vezes recebe essa criança ainda pequena, é um setor estratégico para a proteção da amamentação. "Ainda assim, algumas vezes, apresenta-se como fator impulsionador da cultura do desmame ao não apresentar as condições básicas para que mães possam amamentar quando se inicia a vida escolar das crianças", afirma a deputada.
Foram convidados, entre outros:
- presidente do Leite Materno na Escola (LeME), Chica Sanmartin;
- a codeputada estadual (deputada que exerce mandato coletivo) pelo Movimento Pretas, Ana Laura Oliveira; e
- a nutricionista da Divisão de Educação Alimentar e Nutricional da Coordenadoria de Alimentação Escolar, Katia Iared Romanelli.
O debate será realizado às 16 horas, no plenário 14.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 41°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 41°
Chuvas esparsas