O1º Fórum do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural, realizado entre os dias 3 e 6 de março de 2026, emBrasília, reuniu representantes de todo o país para debater estratégias de fortalecimento das políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio cultural brasileiro. Rondônia esteve representada no encontro, que promoveu o diálogo e a troca de experiências entre gestores públicos, instituições e sociedade civil.
Com o tema “Tecendo Redes e Fortalecendo Territórios”, o fórum marcou a edição inaugural de um ambiente estratégico para a construção coletiva da política nacional de patrimônio cultural. Durante o evento, gestores públicos, representantes de instituições parceiras, detentores de bens culturais e integrantes da sociedade civil discutiram instrumentos de gestão e deliberaram sobre o primeiro Plano Nacional Setorial de Patrimônio Cultural (PNPC). A programação reuniu cerca de 600 participantes de diferentes regiões do país.
O estado de Rondônia foi representado por técnicos responsáveis pelas políticas de patrimônio cultural, os professores Alécio Valois e Francinete Pereira. Para Alécio Valois, a participação no encontro fortalece a presença do estado nas discussões nacionais sobre o tema. “O fórum representa um avanço importante na construção de políticas públicas mais integradas para o patrimônio cultural. Rondônia tem muito a contribuir nesse debate, especialmente pela diversidade cultural presente na Amazônia”, destacou.
A programação contou com mesas temáticas, painéis de boas práticas, oficinas formativas, grupos de discussão e plenária deliberativa, além de apresentações culturais e espaços voltados à expressão de comunidades e grupos detentores de bens culturais. Ao promover a articulação entre os entes federativos e a participação social, o fórum consolida-se como um passo importante para o fortalecimento do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural e para a construção de políticas públicas mais inclusivas e sustentáveis no país.
Fonte
Texto: Lilian Quele
Fotos: Alécio Valois
Secom - Governo de Rondônia
São Paulo Metrô de São Paulo estende operação 24 horas nos fins de semana até janeiro de 2027
São Paulo Sorocaba recebe abertura da etapa da 8ª Região Esportiva dos Jogos da Melhor Idade (Jomi)
São Paulo Previsão do tempo para sábado (26), em SP: dia será de sol entre algumas nuvens
São Paulo Previsão do tempo para domingo (27), em SP: tempo firme
São Paulo Centro Paula Souza abre inscrições para bolsas de intercâmbio cultural no exterior
São Paulo Feira de profissões da USP termina neste sábado (26) Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas