O Governo de São Paulo realizou nesta sexta-feira, em Severínia, a formatura do 16º ciclo do programa Caminho da Capacitação, que certificou 625 alunos de 13 municípios da região de Barretos. A cerimônia foi integrada à 2ª edição da Feira de Empregos no interior paulista, fortalecendo a conexão entre qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Participaram desta etapa alunos de Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Guaíra, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Severínia, Taiúva, Terra Roxa e Viradouro. Ao longo do ciclo, os participantes receberam capacitação gratuita em áreas com alta demanda, como gastronomia, panificação, beleza, mecânica, tecnologia e cuidados com pets.
Os cursos foram ministrados em carretas adaptadas como salas de aula itinerantes, com estrutura para atividades teóricas e práticas, ampliando o acesso à qualificação em diferentes regiões paulistas.
“Esse programa existe porque acreditamos no talento e na vocação de cada um dos alunos e sabemos do que são capazes. Não sei o quanto de sacrifício foi necessário para conseguirem completar o curso agora, mas vocês tiveram essa vitória e temos que celebrar hoje, junto com vocês. Estamos aqui para celebrar e para caminhar junto com vocês”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Veja a transmissão:
A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, destacou a qualificação profissional como ferramenta de transformação social. “A prosperidade não acontece sem oportunidade, sem trabalho e sem um olhar atento para quem mais precisa. Ela nasce quando criamos caminhos, abrimos portas e acreditamos no potencial das pessoas. Prosperar é mais do que crescer: é construir um futuro em que todos possam avançar com dignidade, esperança e confiança”, afirmou.
Aberta ao público da região, a Feira de Empregos ofereceu 214 vagas por meio do programa estadual Trampolim, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de cadastramento em banco de talentos e orientação profissional. Lançada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, a iniciativa já percorreu também a região de Franca e busca aproximar alunos recém-certificados do mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo.

O evento reuniu oportunidades do Banco do Povo Paulista, com oferta de linhas de microcrédito; do Empreendedor Artesão, voltado à formalização e ao fortalecimento da produção artesanal; e do Sebrae, que disponibilizou consultorias para abertura e expansão de negócios.
Também participaram as unidades móveis do Procon-SP e do Poupatempo, com atendimento ao público e orientações sobre direitos do consumidor, emissão de documentos e acesso a serviços públicos.

São Paulo Metrô de São Paulo estende operação 24 horas nos fins de semana até janeiro de 2027
São Paulo Sorocaba recebe abertura da etapa da 8ª Região Esportiva dos Jogos da Melhor Idade (Jomi)
São Paulo Previsão do tempo para sábado (26), em SP: dia será de sol entre algumas nuvens
São Paulo Previsão do tempo para domingo (27), em SP: tempo firme
São Paulo Centro Paula Souza abre inscrições para bolsas de intercâmbio cultural no exterior
São Paulo Feira de profissões da USP termina neste sábado (26) Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas