A construção civil, setor que movimenta cerca de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista, segundo a Fundação Seade, está com 643 vagas de emprego abertas por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) e da plataforma Trampolim, iniciativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
As oportunidades refletem o aquecimento do setor e a ampliação de obras públicas e privadas em diferentes regiões do estado. As vagas na construção civil abrangem desde profissionais com ensino fundamental até cargos técnicos e de nível superior, como engenheiro.
As ocupações com maior número de vagas são: servente de obras (329 vagas) e pedreiro (217 vagas), que juntos representam mais de 80% das ofertas. Também há demanda por pintor de obras (24 vagas), operador de máquina de dobrar chapas (20 vagas), carpinteiro de obras (19 vagas), técnico de obras civis (17 vagas), mestre de obras (8 vagas), engenheiro civil (3 vagas), apontador de mão de obra (2 vagas), operador de serras no desdobramento de madeira (2 vagas) e gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas (2 vagas).
Os candidatos podem se candidatar às vagas de emprego nas mais de 200 unidades dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), com RG, CPF e Carteira de Trabalho em mãos. Os endereços podem ser consultados em www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats . Já para concorrer às vagas ofertadas pela plataforma Trampolim, o candidato deve realizar cadastro em www.trampolim.sp.gov.br e acessar o sistema por meio do login gov.br.
O avanço das obras de infraestrutura, habitação e novos empreendimentos ocorre em um cenário de escassez de mão de obra qualificada. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), 71% das empresas da construção civil relatam dificuldade para contratar profissionais, evidenciando um gargalo que atinge desde funções operacionais até cargos técnicos e de nível superior.
“A ampliação das vagas na construção civil demonstra os resultados das políticas públicas voltadas à geração de emprego e ao fortalecimento da economia. A Secretaria segue atuando para apoiar os trabalhadores e aproximá-los das oportunidades oferecidas pelo mercado”, afirma Mariana Rodrigues, coordenadora de operações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Com investimentos previstos e obras em andamento em todas as regiões do estado, a expectativa é de que a demanda por pedreiros, serventes, mestres de obras e profissionais técnicos permaneça elevada nos próximos anos, consolidando a construção civil como um dos principais motores de geração de emprego e renda em São Paulo.
Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o estado de São Paulo deverá demandar cerca de 4,3 milhões de trabalhadores em formação inicial ou requalificação profissional entre 2025 e 2027, com a construção civil entre os setores com maior necessidade de reposição e novas contratações.
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Os PATs contam com mais de 200 unidades, presentes em todas as regiões do estado. Desde 2023, os PATs ofertaram mais de 1,1 milhão de vagas de empregos.
São Paulo Saiba os cuidados que devem ser adotados durante o calor intenso
São Paulo CPTM terá alterações na circulação no fim de semana de 26 e 27 de setembro
São Paulo Musculação faz células de gordura encolherem antes mesmo da perda de peso
São Paulo Vestibulinho: Etecs encerram no dia 30 prazo para pedido de atendimento diferenciado e vagas para PCDs
São Paulo Procon-SP alerta para golpes que usam indevidamente o nome da instituição
São Paulo Metrô de São Paulo estende operação 24 horas nos fins de semana até janeiro de 2027 Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas