O Projeto de Lei 4881/24 determina que as novas torres e antenas de telecomunicações sejam construídas com materiais reciclados ou de baixo impacto ambiental e funcionem com fontes de energia renovável, como solar e eólica.
O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei Geral das Antenas , que estabelece normas gerais para implantação e compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações.
O autor, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), argumenta que a medida representa "um passo crucial para a construção de um setor de telecomunicações mais responsável e comprometido com a preservação do meio ambiente".
O parlamentar destaca ainda que a adoção de materiais sustentáveis também contribui para a promoção da economia circular, incentivando a reutilização e o reaproveitamento de recursos.
Sobre o uso de energia renovável no funcionamento das antenas, o autor acredita que vai trazer mais sustentabilidade ao setor. "A redução do consumo de energia, por exemplo, implica em menores custos operacionais para as empresas de telecomunicações", afirma o deputado.
Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Comunicação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 21° Máx. 42°
Mín. 22° Máx. 40°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 36°
Chuva