Os relatores na Comissão Mista de Orçamento das contas de 2020 e de 2021 do Tribunal de Contas da União (TCU) pediram mais informações ao próprio órgão para poder julgar as contas prestadas. O deputado AJ Albuquerque (PP-CE), relator de 2020, pediu ao tribunal que explique os gastos extras dos gabinetes no primeiro ano da pandemia.
O deputado quer os comprovantes dos ressarcimentos de despesas dos ministros e os que tratam de gastos com diárias e viagens nacionais e internacionais.
Também o deputado Felipe Francischini (União-PR), relator das contas de 2021, quer que a Comissão Mista do Orçamento solicite ao TCU informações sobre a compatibilidade das despesas autorizadas por uma portaria do tribunal (Portaria TCU 47/21) com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021.
Segundo o deputado, o TCU passou a ressarcir diversos agentes públicos por gastos com contratação de linha de celular e internet móvel, além da aquisição de dispositivos de telecomunicação. Para as autoridades do tribunal, também foi permitida a compra de linha telefônica residencial, serviço de internet residencial e plano de TV por assinatura.
“Há indícios da instituição, em 2021, de ressarcimento de gastos de caráter nitidamente pessoal, diretamente relacionados à moradia de membros do Tribunal de Contas da União, em desconformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021”, afirma o deputado.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 25° Máx. 35°
Mín. 24° Máx. 42°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 41°
Chuvas esparsas