A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima segunda-feira (12) para discutir projetos que incentivam a pecuária leiteira no País.
O debate atende a requerimento do deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), relator das propostas na comissão. "Os projetos tratam de assunto de muita relevância social e econômica para todos os estados e municípios do Brasil em que a atividade é desenvolvida. Dados do Censo Agropecuário de 2017, o último realizado, registra que, à época, a produção de leite estava presente em mais de 99% dos municípios brasileiros, abrangendo 955.160 estabelecimentos rurais da agricultura familiar e 221.135 estabelecimentos da agricultura não familiar", informa.
De acordo com o deputado, esses estabelecimentos rurais empregam cerca de 4 milhões de pessoas e produzem cerca de 34 bilhões de litros de leite a cada ano, o que torna o país o terceiro produtor mundial de leite.
"Segundo estimativas da Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, até 2030 permanecerão na atividade apenas produtores mais eficientes, que promovam a melhoria da gestão e intensificarem o uso de tecnologia em seus sistemas produtivos. Por essa razão, acreditamos que a realização de um debate seja fundamental à construção de uma política nacional que melhor atenda as reais expectativas do setor", conclui.
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Ronei Volpi;
- o pesquisador da Embrapa Gado de Leite Glauco Rodriues Carvalho; e
- representante do Ministério da Agricultura.
Confira a lista completa de convidados
A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 4.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 25° Máx. 35°
Mín. 24° Máx. 42°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 41°
Chuvas esparsas