Sábado, 20 de Julho de 2024 18:37
Política Eleições 2022

Veja alguns números das Eleições 2022

Vote com consciência!

29/09/2022 18h28 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Alessandro Lubiana
Veja alguns números das Eleições 2022

Esse é um ano importante para o Brasil: eleições gerais. Momento de escolhas, sendo: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

Nas eleições de 2018, chamou a atenção o número de brasileiros que deixaram de ir às urnas, ou seja, mais de 30% dos eleitores. Para ter uma ideia, isso significa cerca de 42 milhões de eleitores não votaram. O número é muito significativo, demonstra desinteresse dos brasileiros em se envolver e pensar na política partidária. 

 

Números 

A eleição de 2022 já tem alguns recordes batidos, mesmo antes de acontecer. O primeiro deles é o número de eleitores. Por exemplo, o eleitorado brasileiro em 2022 é 6,21% maior que o registrado em 2018. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulgou estatísticas sobre os 156 milhões de cidadãos aptos a votar no dia 2 de outubro. Um dos maiores aumentos registrados foi no número de jovens entre 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo. Neste ano, 2,1 milhões de jovens nessa faixa etária poderão votar. Em 2018, o contingente era de 1,4 milhão, um crescimento superior a 50%.

 

Mulheres

Nestas eleições, as mulheres são maioria entre as pessoas autorizadas a votar. De acordo com dados do TSE, dos 155,8 milhões de eleitores que poderão participar do pleito nos dois turnos, as eleitoras representam 53% do total, equivalente a 82 milhões. O eleitorado masculino soma 73,8 milhões.

O Brasil tem número recorde de candidaturas femininas. Segundo dados do TSE, das 28.288 candidaturas registradas para concorrer a todos os cargos nestas eleições, 9.415 são candidatas mulheres, o que representa pouco mais de 33% do total. São 211 candidaturas femininas a mais em relação a última eleição. Dessas 9.415 candidatas para essa eleição, 38 vão concorrer para governos estaduais em todo o Brasil. Para o cargo de presidente do Brasil, das 12 candidaturas, quatro são mulheres. 

 

Rondônia

Neste ano, 1.192.334 eleitores poderão comparecer às urnas em outubro para escolher deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Em 2020, segundo o TRE, eram 1.168.877 pessoas aptas a votar em Rondônia.

 

Candidatos

Em Rondônia, mais de 420 candidatos apresentaram seus nomes na Justiça Eleitoral para concorrer a uma das 24 cadeiras de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Já para a Câmara dos Deputados são mais de 160 candidatos que apresentaram seus nomes na Justiça Eleitoral para concorrer a uma das 8 cadeiras de deputado federal reservadas ao estado. Para o Senado Federal são 7 candidatos concorrendo uma única vaga. E finalmente 6 homens disputam o governo de Rondônia.

 

Vote!

O processo eleitoral no Brasil é caro. Custa muitos milhões aos brasileiros. Por isso é necessário votar, fazer a sua escolha. Não deixar que qualquer um ocupe o lugar de seu representante, mesmo que você não vá até um colégio eleitoral, alguém vai ser eleito e, essa pessoa vai decidir por você e talvez essa pessoa não pense como você. Não acredita no que você acredita. Mas, você não votou e é assim que pessoas que não pensam como você chegam ao Poder.

dia de fazer mudanças no futuro está chegando, então VOTE, vote com consciência!

 

Autor: Alessandro Lubiana

Graduado em Comunicação Social pela Ulbra em Ji-Paraná - RO.

Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Unitau em Taubaté - SP.

Doutor em Educação pela Univali - SC.

Contato (69)984553273

E-mail: [email protected]

Instagram - lubianatv

Twitter - @lubianatv

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias