A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2734/22 , que inclui iniciativas culturais desenvolvidas integralmente em escolas públicas de educação básica na lista de atividades beneficiadas pela Lei Rouanet . Essa lei, de 1991, surgiu como instrumento para conseguir recursos para a cultura em troca de descontos no imposto a pagar.
De acordo com a proposta, da deputada Renata Abreu (Podemos-SP), os patrocinadores desses projetos podem receber isenções fiscais sobre 100% do valor aplicado (doação ou patrocínio).
O texto aprovado também altera a Lei de Incentivo ao Esporte para considerar prioritários na captação de recursos os projetos esportivos desenvolvidos em escolas públicas ou comunidades em situação de vulnerabilidade.
A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ). “A realização de atividades culturais nas escolas é uma forma de integrar a comunidade escolar, de promover o diálogo, a convivência e a paz – e, sobretudo, de garantir aos estudantes das escolas públicas o pleno exercício de seus direitos culturais”, argumentou Queiroz.
Tramitação
A proposta, que já foi aprovada pela Comissão do Esporte , agora será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 24° Máx. 41°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 40°
Chuvas esparsas