A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados discute na próxima terça-feira (7) a criação do Dia Nacional dos Congados e Reinados, a pedido das deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Dandara (PT-MG). Elas explicam que essas expressões culturais são formas de resistência e de celebração da cultura afrobrasileira.
"Por meio de danças, cantos e rituais, o Congado e o Reinado expressam a força e a coragem do povo negro e celebram a fé e a ancestralidade", afirma Dandara. Ela é autora do Projeto de Lei 2379/23, que sugere a criação da data a ser comemorada no dia 7 de outubro.
Debate obrigatório
A criação de dias comemorativos precisa ser precedida de debate público. Isso porque a Lei 12.345/10 exige que o projeto que sugerir a instituição da data comprove a realização de consultas com amplos setores da população.
A audiência será realizada no plenário 10, a partir das 10 horas.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 38°
Mín. 24° Máx. 41°
Parcialmente nubladoMín. 23° Máx. 41°
Chuvas esparsas