O Projeto de Lei 1041/23 proíbe a construção de novas usinas hidrelétricas (UHE) ou de pequenas centrais hidrelétricas (PCH) no rio Pardo, no sudoeste de São Paulo, um dos afluentes do rio Paranapanema. O texto em análise na Câmara dos Deputados prevê que as três unidades existentes continuem em funcionamento.
“A preservação do rio Pardo é de extrema importância para garantir o direito ao meio ambiente equilibrado”, afirmou a autora da proposta, deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), acrescentando que o rio está "ameaçado pela interferência indevida do homem”.
O rio Pardo nasce no município de Pardinho, a 1.003 metros de altitude, e segue em direção oeste por mais de 264 km até desembocar no rio Paranapanema, em Salto Grande. Sua bacia hidrográfica espalha-se por 20 municípios e integra-se à do Paranapanema, cuja área faz parte dos estados de São Paulo e Paraná.
Projeto parecido no Paranapanema
Em 2019, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou proposta semelhante (PL 1486/19) com o objetivo de proibir a construção de novas UHEs ou PCHs no Paranapanema, rio que já abriga 11 centrais hidrelétricas. Esse projeto aguarda votação na Comissão de Minas e Energia.
Tramitação
Já o PL 1041/23, da Professora Luciene Cavalcante, ainda será despachado para análise das comissões permanentes da Câmara.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 41°
Mín. 24° Máx. 42°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 43°
Chuvas esparsas