Deputados da esquerda manifestaram nas redes sociais seu pesar pela morte do ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, ocorrida nesta terça-feira (13). O ex-presidente uruguaio de 89 anos lutava desde abril de 2024 contra um câncer no esôfago, além de ter doença autoimune.
O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), classificou Mujica como inigualável. "Um exemplo de homem simples, do povo, filho de uma vendedora de flores e que se tornou um dos maiores líderes de esquerda como presidente do Uruguai", afirmou.
Para o líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), Mujica provou ao mundo que é possível fazer política com simplicidade, coerência e compromisso com os que mais precisam. "Como ele disse: os homens passam, as causam permanecem. Mujica foi gigante por suas ideias e por sua entrega ao povo", declarou.
A líder do Psol, deputada Talíria Petrone (RJ), afirmou que Mujica foi um grande exemplo "de coragem, quando guerrilheiro, de visão de longo alcance, quando presidente, e de humildade, como militante".
Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015. Nascido na capital (Montevidéu), ele participou da organização guerrilheira Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros na década de 1960. O grupo ficou conhecido por suas operações de assalto a instituições bancárias, redistribuindo alimentos e recursos financeiros a comunidades carentes.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 24° Máx. 40°
Mín. 22° Máx. 43°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas