A proposta que inclui na Constituição a garantia de educação inclusiva em todos os níveis como princípio do ensino teve nesta quarta-feira (7) sua segunda sessão de discussão no Plenário do Senado.
A PEC 52/2023 tem o senador Marcelo Castro (MDB-PI) como primeiro signatário. Para ele, apesar dos esforços empreendidos no Brasil, persistem as desigualdades na oferta de educação inclusiva.
A proposta está sendo apreciada na forma do substitutivo (texto alternativo) apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). Em seu relatório, ela diz que a educação inclusiva já está amplamente prevista na legislação brasileira, e que a novidade da PEC é tornar esse direito um valor fundamental da ordem jurídica.
Para uma PEC ser aprovada, é preciso passar por cinco sessões de discussão antes da votação em primeiro turno e outras três em segundo turno. O quórum para a aprovação, em cada um dos turnos, é de no mínimo três quintos da composição da Casa, ou seja, 49 senadores.
Senado Federal Poder Executivo anuncia MPs contra bets e endividamento das famílias
Senado Federal Sessão destaca excelência do ensino da Escola Superior de Ciências da Saúde
Senado Federal Centros de educação tecnológica de MG e do RJ viram universidades
Senado Federal TSE libera download e primeiro acesso ao e-Título no dia da eleição
Senado Federal Lei cria a Universidade Federal da Fronteira do Norte
Senado Federal Brasil terá quase 2 milhões de mesários nas eleições de 2026 Mín. 20° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 40°
Chuvas esparsas