A fiscalização eletrônica que estava suspensa em Porto Velho foi retomada após ajustes técnicos e estudos realizados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran). A população pode acessar a localização dos radares eletrônicos por meio do GeoPortal PMPV, plataforma digital desenvolvida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog).
A reativação dos radares, oficializada pelo Decreto nº 20.788 , ocorreu após detalhados estudos da Semtran. Inicialmente, os radares haviam sido instalados em 15 vias da cidade, mas foram suspensos no final de janeiro de 2025 com o Decreto nº 20.762 para ajustes técnicos. Durante esse período, mais de 114 mil multas aplicadas indevidamente desde dezembro de 2024 foram anuladas.
Além disso, a Prefeitura implementou campanhas educativas para conscientizar os motoristas sobre as novas regras de trânsito, e os limites de velocidade nas vias fiscalizadas foram ajustados para 50 e 60 km/h, substituindo os antigos limites de 30 e 40 km/h. A reativação visa reduzir acidentes e a gravidade das colisões, contando com a instalação de placas e sonorizadores para alertar os motoristas.
Passo a passo para consultar a localização dos radares:
Para iniciar a consulta, acesse a plataforma digital através do link: https://geoportal.portovelho.ro.gov.br/ .
No menu principal, clique em “Serviços” e selecione a opção "Mapas Municipais". Ao abrir o mapa interativo, clique na barra de opções e selecione a categoria "Planejamento Urbano" e depois "Mobilidade". Em seguida, selecione "Radares" para visualizar os locais dos dispositivos de fiscalização nas vias de Porto Velho.
Além de informar a posição dos radares, a plataforma oferece outros dados sobre o planejamento do município, como sinalização das vias, perímetro urbano, zoneamento, extensão territorial dos bairros e distritos. Essas informações podem ser consultadas pelos moradores a qualquer momento.
Sobre a plataforma
O GeoPortal é uma plataforma web desenvolvida pela Sempog com o objetivo de fornecer acesso, consulta, análise e disseminação de dados geográficos de Porto Velho. A ferramenta é parte do Sistema Municipal de Informações Urbanas e Territoriais (SMIUT), conforme estabelecido pelo Plano Diretor Participativo de Porto Velho.
A plataforma facilita a integração das diversas bases de dados da Prefeitura, permitindo a constituição do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), ferramenta fundamental para o planejamento urbano e gestão pública. Além disso, esse geoprocessamento digital funciona como um instrumento de transparência, permitindo que os cidadãos acompanhem as informações sobre a cidade de forma acessível e atualizada.
Texto:Emily Costa
Foto:Sempog
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 26°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva