Quinta, 13 de Junho de 2024 23:21
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Pacheco convoca Congresso para votação do decreto de intervenção na segurança do DF

Marcelo Camargo/Agência Brasil Invasores sobem escada que leva ao Salão Verde da Câmara O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convocou o Congr...

08/01/2023 19h10 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Invasores sobem escada que leva ao Salão Verde da Câmara - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Invasores sobem escada que leva ao Salão Verde da Câmara - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convocou o Congresso Nacional para analisar o decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal assinado neste domingo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em razão da invasão e depredação das sedes dos três Poderes – Congresso, Planalto e STF.

O ato convocatório determina que a convocação será sem pagamento de ajuda de custo e pelo tempo necessário para apreciar o decreto. O decreto precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal em regime de urgência. Cabe ao Congresso apenas autorizar o rejeitar a validade do decreto, que tem força de lei a partir da assinatura, sem a possibilidade de alteração do texto.

O decreto prevê a intervenção até 31 de janeiro de 2021, período em que a segurança público do Distrito Federal estará sob o comando do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli. Ele terá o controle operacional de todos os órgãos distritais de segurança pública no período.

Essa é a segunda vez que um presidente da República decreta intervenção na segurança pública de um ente federativo. Em fevereiro de 2018, o então presidente Michel Temer decretou intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro por um ano. O ato foi ratificado pela Câmara e pelo Senado no mesmo mês.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias