Receitas de moquecas tradicionais e exóticas, show da banda Filhos de Jorge e vista para a Baía de Todos-os-Santos. As atrações fazem parte da programação da final do 1º Concurso da Moqueca, que acontece neste sábado (9), a partir das 10h, na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador. O evento terá a participação do trade turístico e de entidades ligadas à gastronomia. O público poderá participar, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao programa Bahia Sem Fome, desenvolvido pelo Governo do Estado.
A competição surgiu da parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel), para fomentar o segmento gastronômico e promover a iguaria baiana. A moqueca ficou entre as 20 melhores receitas de frutos do mar do mundo, neste ano, de acordo com levantamento do guia on-line internacional TasteAtlas.
A etapa seletiva do concurso teve a participação de 211 restaurantes das 13 zonas turísticas da Bahia, sendo que 75 ficaram aptos a seguir na disputa, e foram submetidos à votação popular pela internet, com o registro de 11.297 votos. Passaram para a fase final 11 pratos, que representam as regiões do mapa do turismo estadual. A escolha da receita mais saborosa será feita por um júri técnico, composto por chefs de cozinha e representantes de instituições gastronômicas.
“Esse concurso é um marco na gastronomia da Bahia, por ter conseguido a participação de todas as zonas turísticas do estado. Não tenho dúvidas de que ele vai se consolidar no calendário anual de eventos do segmento, contribuindo para a revelação de chefs talentosos e fortalecimento do nosso turismo”, destacou o presidente-executivo da Abrasel-BA, Luiz Henrique do Amaral.
Fonte: Ascom/Setur
Turismo Falta de inglês trava sucessão de executivos
Turismo Litoral da Bahia concentra festas de Réveillon 2027
Turismo Influenciadores de Brasília: Eldo Gomes mantém videocast
Turismo Marcio Jr. Trips fortalece operação online de atendimento
Turismo Eventos impulsionam mercado de imóveis de short stay no Rio
Turismo China Homelife Brasil supera expectativas Mín. 24° Máx. 43°
Mín. 25° Máx. 44°
Chuvas esparsasMín. 26° Máx. 43°
Chuvas esparsas