A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 764/19, do Senado, que estende a política de preços mínimos hoje vigente no setor agropecuário aos derivados de produtos agrícolas perecíveis (como frutas e outros).
O texto aprovado altera o Decreto-Lei 79/66, que trata da fixação pelo governo dos preços mínimos para produtos agropecuários em geral. Atualmente, o preço mínimo é estabelecido somente em favor de agricultores e cooperativas.
O relator, deputado Bosco Costa (PL-SE), recomendou a aprovação da proposta. Ele apresentou emenda para suprimir trecho que estendia as garantias de preço mínimo às agroindústrias e indústrias que adquirem e processam a produção de agricultores familiares ou de pequenas e médias propriedades.
“Dado que a legislação em vigor já contempla a hipótese, parece desnecessário estender a garantia de preços mínimos às agroindústrias e indústrias”, explicou o relator. “O produtor rural será o beneficiário final da medida, pois as normas asseguram o recebimento da remuneração mínima estabelecida”, disse Costa.
Segundo o autor da proposta, o senador Chico Rodrigues (União-RR), a garantia de preço mínimo tem hoje uma aplicação restrita quando se trata das frutas em geral. “Existem matérias-primas que não podem ser estocadas in natura, fazendo-se necessário o processamento e, então, o armazenamento”, afirmou.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara Comissão mista vota nesta quarta-feira relatório sobre repasse de recursos das bets para a PF
Câmara Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
Câmara Câmara aprova regras para uso do símbolo da Cruz Vermelha em período de conflito armado
Câmara Câmara aprova regime de urgência para cinco projetos
Câmara Câmara aprova MP que reduz prazo de benefício fiscal para importadores de cacau; acompanhe
Câmara Projeto que cria Política de Proteção ao Produtor Rural gera divergência Mín. 23° Máx. 42°
Mín. 24° Máx. 43°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 43°
Chuvas esparsas