O plano de metas e as propostas de iniciativas voltadas às mulheres foram apresentados na última quinta-feira (5), em encontro da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), órgão da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Velho. O foco do evento foi reunir lideranças para consolidar uma frente estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, com atuação integrada entre o Legislativo estadual e os municipais.
“Durante 2026, teremos diversas ações com o envolvimento de todos e todas, principalmente na causa que tem urgência: avançar nas causas em todos os setores, principalmente no caso de violência doméstica e feminicídio, que os casos seguem crescendo”, afirmou.
A vereadora Sol de Verão (PL), de Jaru, reforçou a importância do intercâmbio entre as parlamentares: “Estamos reunindo mulheres que fazem a diferença na vida de outras mulheres em nossos municípios para um momento de troca de experiências. Tenho certeza de que será um alinhamento fundamental para todas as legisladoras municipais e estaduais de Rondônia”.
Cartilha “Meu Corpo, Meu Bloco”
A iniciativa visa promover a prevenção, o respeito e a proteção ao público feminino durante as festividades. O conteúdo foi desenvolvido com base na escuta ativa das mulheres e no compromisso do poder público com a segurança das rondonienses.
“A cartilha apresenta os tipos de violência e dados estaduais e nacionais. Nela, a mulher aprende sobre o Protocolo 'Não é Não', entende as diferenças entre assédio, importunação e violência e, principalmente, descobre onde buscar ajuda”, observou a procuradora.
Registros
Além de Porto Velho, participaram representantes de Alto Paraíso, Cacoal, Candeias do Jamari, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Jaru e Machadinho D'Oeste.
Serviço
A Procuradoria Especial da Mulher atende na Rua Major Amarante, 390, bairro Arigolândia, prédio da Escola Do Legislativo de Rondônia (Elero), em Porto Velho. O contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected].
Texto: Etiene Gonçalves | Jornalista
Foto: Assessoria Parlamentar
Política Entidades denunciam agressões às mulheres que disputam cargos
Política Comunidade científica alerta para risco de interferência nas eleições
Política Maior colégio eleitoral do país, SP terá mais de 114 mil urnas
ELEIÇÕES Bruno Scheid lidera “Fora Moraes” com Nikolas Ferreira e se firma como principal nome da direita em Rondônia
Política Confira a agenda dos presidenciáveis nesta quarta-feira (23)
Política Eleições 2026: confira 6 dicas para ajudar a escolher seus candidatos Mín. 25° Máx. 40°
Mín. 24° Máx. 43°
ChuvaMín. 23° Máx. 44°
Chuvas esparsas