A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do estado. O encontro tem como objetivo discutir a construção de um projeto de lei, que regulamente regras de transição, indenização e direito à propriedade para produtores que vivem na área.
A iniciativa ocorre após a conclusão de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) , que apurou irregularidades nos processos de criação de 11 unidades de conservação em Rondônia, entre elas, a Estação Soldado da Borracha. O relatório final reuniu provas, depoimentos e análises técnicas obtidas ao longo de meses de investigação.
Entre os principais pontos destacados pela comissão estão supostos vícios jurídicos e a ausência de estudos técnicos adequados no processo de criação dessas áreas protegidas. O documento também apresentou recomendações que reforçam a necessidade de revisão, anulação ou adequação dos atos que deram origem às reservas, com respeito ao devido processo legal e aos direitos fundamentais dos cidadãos rondonienses.
O relatório foi aprovado pelo Plenário da Casa e entregue ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público do estado. Além disso, em setembro do ano passado, a Alero aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 860/2025 , que suspendeu o plano de desocupação de semoventes (animais de criação) na Estação Ecológica Soldado da Borracha.
O objetivo da medida foi garantir a indenização aos proprietários com posse de terras na área. No entanto, segundo moradores da região, o decreto não tem surtido efeito prático. “Nós queremos viver. Viver com dignidade e sem medo de perder o nosso patrimônio construído ao longo de anos. Não queremos viver como bandidos”, afirmou o produtor Everson Cardoso Dias, de 38 anos.

A reunião está sendo mediada pelos deputados Delegado Camargo (Republicanos) e Delegado Lucas (PP), além do advogado da Presidência da Alero, João Francisco dos Santos. “Estamos reunidos para construir o texto de um projeto de lei que regulamente regras de transição da unidade, garantindo aos proprietários a permanência nas áreas até que sejam devidamente indenizados ou, nos casos cabíveis, o reconhecimento do direito à propriedade para aqueles que estão há décadas na terra”, explicou o advogado.
Estação Ecológica Soldado da Borracha
A Estação Ecológica Soldado da Borracha está localizada entre os municípios de Porto Velho e Cujubim e foi criada em 2018, durante o governo de Confúcio Moura (MDB), por meio do Decreto 22.690/2018. A finalidade era preservar a natureza e incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas.
No mesmo ano, a Lei Complementar 999/2018 extinguiu a criação Estação Ecológica Soldado da Borracha. À época, os deputados estaduais consideraram que mais de 700 famílias possuíam títulos emitidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de propriedades com planos de manejo florestal sustentável.
Em 2021, entretanto, a Justiça de Rondônia declarou a Lei Complementar 999/2018 inconstitucional, após o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo Ministério Público do Estado.
Texto: Eliete Marques I Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO
Política Entidades denunciam agressões às mulheres que disputam cargos
Política Comunidade científica alerta para risco de interferência nas eleições
Política Maior colégio eleitoral do país, SP terá mais de 114 mil urnas
ELEIÇÕES Bruno Scheid lidera “Fora Moraes” com Nikolas Ferreira e se firma como principal nome da direita em Rondônia
Política Confira a agenda dos presidenciáveis nesta quarta-feira (23)
Política Eleições 2026: confira 6 dicas para ajudar a escolher seus candidatos Mín. 25° Máx. 40°
Mín. 24° Máx. 43°
ChuvaMín. 23° Máx. 44°
Chuvas esparsas