Com foco na promoção da saúde, na melhoria das condições sanitárias e na garantia da dignidade das pessoas privadas de liberdade, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), do partido Republicanos, apresentou Indicação ao Governo do Estado solicitando a implantação de uma lavanderia industrial destinada a atender as unidades prisionais da região de Ji-Paraná.
A proposta foi encaminhada ao governador do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, e tem como objetivo estruturar um sistema regionalizado de higienização de roupas, enxovais e materiais de uso contínuo no sistema penitenciário. Segundo o parlamentar, a medida é essencial diante da alta concentração de pessoas em ambientes de circulação restrita, o que exige políticas públicas permanentes voltadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde coletiva.
De acordo com Alex Redano, a inexistência ou insuficiência de estruturas adequadas para lavagem e higienização compromete diretamente as condições sanitárias das unidades prisionais, ampliando riscos à saúde não apenas das pessoas privadas de liberdade, mas também dos servidores que atuam nesses locais.
A implantação da lavanderia industrial permitirá a correta higienização dos materiais utilizados no cotidiano prisional, contribuindo para a organização dos espaços internos, a melhoria das condições de trabalho e a criação de ambientes mais salubres, em conformidade com os princípios que regem a execução penal.
Além do impacto sanitário, a iniciativa também possui relevante caráter social. Para o deputado, atividades produtivas estruturadas promovem responsabilidade, disciplina e contribuem para a reconstrução da autoestima, oferecendo oportunidades reais de reintegração social.
“A privação de liberdade não pode significar a supressão de direitos básicos, como saúde e higiene. Investir em estruturas adequadas é uma forma de reafirmar o compromisso do Estado com a dignidade da pessoa humana e com uma política penitenciária mais eficiente e humana”, destacou Alex Redano.
A Indicação agora segue para análise do Poder Executivo, que poderá avaliar a viabilidade técnica e orçamentária para a implantação da lavanderia industrial na região de Ji-Paraná.
Texto: Mateus Andrade | Jornalista
Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO
Política Entidades denunciam agressões às mulheres que disputam cargos
Política Comunidade científica alerta para risco de interferência nas eleições
Política Maior colégio eleitoral do país, SP terá mais de 114 mil urnas
ELEIÇÕES Bruno Scheid lidera “Fora Moraes” com Nikolas Ferreira e se firma como principal nome da direita em Rondônia
Política Confira a agenda dos presidenciáveis nesta quarta-feira (23)
Política Eleições 2026: confira 6 dicas para ajudar a escolher seus candidatos Mín. 25° Máx. 40°
Mín. 24° Máx. 43°
ChuvaMín. 23° Máx. 44°
Chuvas esparsas