O deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) destinou R$ 500 mil em recurso empenhado para a aquisição de dois secadores de café que irão atender produtores rurais do distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho. O investimento beneficiará diretamente a Cooperativa de Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado, o Projeto Reca, o qual é referência no fortalecimento da agricultura familiar e na produção agroecológica na região.
O pedido para a destinação do recurso foi apresentado pelo colaborador Dorvalino Pinheiro, atendendo a uma demanda antiga dos produtores locais, que enfrentam dificuldades no processo de secagem do café — etapa essencial para garantir qualidade, valorização do produto e melhores preços no mercado.
Ezequiel Neiva destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Projeto Reca, que há anos contribui para o desenvolvimento sustentável da região. “O Reca tem uma atuação fundamental no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção da produção agroecológica. Esse foi apenas o primeiro passo de uma parceria duradoura”, afirmou o parlamentar.
O suplente de deputado federal Wiveslando Neiva (União Brasil) ressaltou a relevância do investimento em tecnologia para pequenas propriedades rurais. “A agricultura familiar em Rondônia tem seu devido valor, representando aproximadamente 80% da produção agrícola que vai para a mesa das famílias. Entendemos que a aplicação da tecnologia correta aumenta a produtividade do setor, fortalecendo a segurança alimentar do nosso povo. E o deputado Ezequiel Neiva tem essa sensibilidade com o setor produtivo”, ressaltou.
O deputado estadual Ezequiel Neiva reforçou ainda que o objetivo do mandato é seguir apoiando iniciativas que fortaleçam o campo e garantam melhores condições de produção aos agricultores familiares. “Vamos continuar trabalhando para ampliar ações que valorizem a agricultura familiar, gerem renda e promovam desenvolvimento sustentável para as comunidades rurais de Rondônia”, pontuou o parlamentar.
Texto: Alexandre Almeida | Jornalista
Foto: Nilson Nascimento | Assessoria Parlamentar
Política Eleições 2026: saiba quem são os candidatos ao governo do Acre
Política Entidades denunciam agressões às mulheres que disputam cargos
Política Comunidade científica alerta para risco de interferência nas eleições
Política Maior colégio eleitoral do país, SP terá mais de 114 mil urnas
ELEIÇÕES Bruno Scheid lidera “Fora Moraes” com Nikolas Ferreira e se firma como principal nome da direita em Rondônia
Política Confira a agenda dos presidenciáveis nesta quarta-feira (23) Mín. 25° Máx. 40°
Mín. 24° Máx. 43°
ChuvaMín. 23° Máx. 44°
Chuvas esparsas